Epagri discute saúde e segurança no campo com agricultores do Extremo Oeste

No intuito de fortalecer a conscientização e a prevenção de acidentes no meio rural, a Epagri se uniu aos municípios de Descanso, Santa Helena e Bandeirante para realizar o “Encontro Saúde e Segurança no Campo: Educar para Prevenir”. O evento  aconteceu no dia 22 de agosto, e reuniu 140 pessoas na Sociedade Amigos de Descanso.

Encontro teve presença de 140 agricultores (Fotos: Sandra Ghidini)

O evento faz parte da campanha Saber, Sabor, Saúde, desenvolvida anualmente pela Epagri na região. O Encontro contou com palestras e atividades práticas voltadas para a informação e a ação preventiva a acidentes e adoecimento no meio rural.

O controle da raiva em animais foi abordado pela médica veterinária da Cidasc, Tatiane de Albuquerque. Ela explorou os riscos associados à doença e destacou a importância de estratégias de prevenção, controle e manejo adequado, para garantir a saúde dos animais e dos seres humanos que convivem no meio rural.

A influenza aviária foi o tema explorado pela médica-veterinária Antonelle Zanotto, do Icasa. A profissional informou os participantes sobre os riscos potenciais dessa doença que afeta aves, bem como as medidas para evitar surtos e preservar a produção avícola.

Acidentes lacerantes e primeiros socorros

A enfermeira Daiana Wickert tratou de acidentes lacerantes. Foram compartilhadas informações sobre os tipos mais comuns de acidentes, suas causas e como evitá-los, por meio de práticas seguras e do uso adequado de ferramentas e equipamentos.

A capacitação em primeiros socorros, realizada pelo cabo Marasca, do Corpo de Bombeiros, foi um dos momentos mais práticos do encontro. Ofereceu aos participantes conhecimentos valiosos para agir rapidamente em caso de incidentes, garantindo uma resposta eficaz e minimizando danos.

Cabo Marasca, do Corpo de Bombeiros, deu capacitação sobre primeiros socorros

O evento teve ainda atividades físicas, promovidas pela educadora física Terezinha Cazzanelli, e conscientização sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), abordada pelo técnico em segurança do trabalho e consultor da Tecnosafra, Valdevino Junior de Oliveira. Ele destacou que a ênfase na utilização correta e consistente desses equipamentos visa não apenas prevenir acidentes, mas também criar uma cultura de segurança no ambiente rural.

Prevenção é a medida mais assertiva

Flavia Maria de Oliveira, extensionista social da Epagri em Descanso e uma das organizadoras do evento, destaca que a campanha Saber, Sabor e Saúde é uma oportunidade de desenvolver ações que atendam as famílias rurais em suas mais diversas demandas. “Além da ação cooperada com outros escritórios, agregamos mais instituições parceiras, pensando em situações que são comuns encontrarmos no meio rural, como acidentes lacerantes. Diante de toda a realidade, pensar a prevenção é a medida mais assertiva”, pontua.

Ela expressa sua satisfação com o sucesso do Encontro, que atraiu uma participação significativa. “Ficamos extremamente felizes em ver mais de cem agricultores, dos três municípios parceiros, engajados em aprender e compartilhar conhecimentos sobre saúde e segurança no campo. Acreditamos que eventos como esse podem gerar um impacto positivo duradouro em nossas comunidades rurais. Pensar a saúde e a qualidade de vida das famílias rurais é assegurar a elas um dos objetivos da Epagri, que é o de promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro”, finaliza.

Além dos municípios de Descanso, Santa Helena e Bandeirantes, o Encontro teve parcerias da Cidasc, Icasa, Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, Sicoob e das empresas ISOL e MBO e Tecnosafra.

Com informações da jornalista Sandra Ghidini, assessora de imprensa da prefeitura de Descanso.