Influenza aviária: Santa Catarina une forças para impedir a entrada da doença

• Pecuária

Santa Catarina está incrementando as ações de prevenção e vigilância para impedir a entrada da influenza aviária no estado. A Secretaria da Agricultura emitiu uma nota técnica de alerta máximo em relação a medidas de biosseguridade para prevenção a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. Após a publicação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) da Portaria MAPA nº 587, que declara estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias, o secretário da Agricultura, Valdir Colatto, e a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, reiteraram a necessidade de reforço de medidas de biosseguridade para avicultura comercial e a recomendação para a restrição temporária de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense.

A influenza aviária é uma doença mortal para as aves e pode trazer grandes prejuízos para o setor (Foto: Epagri)

Não há registro de casos em Santa Catarina

Em caso de qualquer suspeita de influenza aviária, a Cidasc deve ser imediatamente comunicada através do telefone: 0800 643 9300. Caso aviste alguma ave doente ou morta, não toque no animal e não o leve para casa.

Os produtores devem reforçar as demais medidas de biosseguridade e proibir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. A medida visa proteger a saúde e segurança dos plantéis, uma vez que, a entrada da Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.

O consumo da carne de aves e ovos é totalmente seguro, conforme respaldado cientificamente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.

Alto risco para as aves

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. “Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial”, detalha o médico-veterinário Vagner Portes, da Epagri.

A doença nunca foi registrada em Santa Catarina. Nos países em que a gripe aviária foi registrada, houve mortalidade de aves silvestres e grandes perdas para o setor avícola. Carolina Damo, uma das coordenadoras estaduais do programa de sanidade avícola na Cidasc, informa que desde meados do ano passado a companhia se articula com órgãos ambientais para fazer a vigilância passiva das aves silvestres, que podem transmitir a doença ao migrarem de regiões onde o vírus está presente.

Ação coordenada

O secretário da Agricultura, Valdir Collato, está em contato o Rio Grande do Sul e o Paraná para que os três estados possam trabalhar juntos na prevenção da doença. A avicultura é uma atividade econômica importante na região, sobretudo em Santa Catarina, segundo maior produtor do país.

A equipe da Cidasc está reforçando campanhas informativas e o trabalho de educação sanitária junto aos produtores. Diversos treinamentos estão sendo realizados em todas as 19 regionais para os médicos veterinários oficiais.

A Epagri está orientando seus empregados sobre as medidas de prevenção da doença para repassar aos produtores catarinenses.

VEJA COMO EVITAR A TRANSMISSÃO DA INFLUENZA AVIÁRIA:

A influenza aviária é causada por um vírus que pode ser transmitido por ar, água, alimentos, materiais, contato com aves doentes e pessoas contaminadas. Ela é mortal para as aves e pode causar grandes prejuízos econômicos. Por ter potencial zoonótico, também pode contaminar humanos.

Para prevenir a entrada e o alastramento da doença em SC, a Cidasc recomenda:

– Evite o contato de pessoas estranhas com as aves da sua propriedade;

– Evite o contato das suas aves com as aves de vida livre;

– Mantenha suas aves em área restrita, deixando a comida e a água em local protegido, sem acesso de aves de vida livre;

– Comunique a Cidasc caso perceba sinais nervosos, respiratórios e digestivos em suas aves, ou ainda o aumento de mortalidade nas suas aves ou nas aves de vida livre;

– Em caso de dúvidas, procure a Cidasc do seu município ou ligue 0800 643 9300.

Assista a capacitação “Influenza Aviária: Prevenção e desafios”, que acontece no dia 5 de abril, às 10:30h:

Confira as recomendações da Cidasc:

Nos vídeos produzidos pela equipe de TV da Epagri, saiba o que Santa Catarina está fazendo para orientar a cadeia produtiva.

CLIQUE AQUI PARA LER AS ORIENTAÇÕES DA EMBRAPA.

Gisele Dias, jornalista