Produção de banana ganha força no Extremo Oeste Catarinense com apoio da Epagri

Embora a produção de banana ainda seja pouco explorada no Extremo Oeste Catarinense, o mercado local oferece boas oportunidades para quem investe nessa cultura. As famílias que produzem a fruta são motivadas pela demanda de feiras livres, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e das vendas diretas ao consumidor. Além disso, a banana produzida na região apresenta características muito apreciadas pelos consumidores, como doçura, sabor agradável e boa coloração.

Epagri busca ampliar a produção local de banana, orientando os produtores a adotar técnicas de manejo adequadas

A Epagri trabalha para orientar os produtores sobre técnicas de cultivo e de manejo mais adequadas e que garantam melhores resultados no pomar. Um exemplo disso foi a Reunião Técnica sobre cultivo e manejo da bananeira, realizada em 15 de agosto no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (Cetresmo).

O encontro, organizado pela Epagri de São Miguel do Oeste, reuniu cerca de 30 agricultores, que aprenderam sobre variedades mais indicadas para a região, implantação de pomar, manejo de touceiras, adubação, colheita e preparo dos cachos para a comercialização.

Variedades de banana da Epagri

A atividade foi realizada no pomar didático de bananas do Cetresmo, onde há uma coleção com variedades indicadas para a região, algumas delas desenvolvidas pela Epagri. “Instalamos essa unidade no ano passado com o objetivo de observarmos o desenvolvimento das diferentes variedades de banana, aproveitando os resultados do trabalho de pesquisa. Ela também serve para ações de capacitação de técnicos e agricultores”, explica Simone Bianchini, extensionista da Epagri.

Produção de banana no Extremo Oeste de SC
Epagri conta com pomar didático em São Miguel do Oeste, onde estão variedades de banana indicadas para a região

Os participantes saíram do encontro motivados a adequar o manejo dos seus bananais e adquirir novas variedades de plantas de viveiros idôneos. A próxima atividade de qualificação do grupo está programada para maio de 2024.

Banana em microclimas

De acordo com Simone, a produção de banana é uma alternativa viável em áreas do Extremo Oeste Catarinense com microclima favorável, como nas margens de rios, onde a chance de ocorrer geada é menor. “Essa é uma produção mais localizada, mas pode ser viável para algumas famílias que têm afinidade com a cultura e áreas adequadas para implantação e desenvolvimento de bananais”, destaca.

Produção de banana no Extremo Oeste de SC
Cerca de 30 produtores participaram da reunião técnica sobre cultivo e manejo da bananeira realizada pela Epagri

Quase toda a banana consumida no Extremo Oeste de Santa Catarina vem de outras regiões. Por isso, o desafio da Epagri é ampliar a produção local e estimular os produtores a adotar técnicas de manejo adequadas para conseguir atender, pelo menos, os mercados institucionais da agricultura familiar, como o PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Por Cinthia Andruchak Freitas, jornalista.

Mais informações:

Simone Bianchini, extensionista rural da Epagri. Fone: (49) 3622 1161

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista. Fones: (48) 3665-5407 / 991673902

Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional de banana e o primeiro em produtividade. Veja no vídeo como as tecnologias da Epagri contribuem para esse resultado: