Proprietários de agroindústrias familiares de Blumenau foram capacitados pela Epagri sobre identidade visual e desenvolvimento regional. Eles assistiram a duas palestras, realizadas no dia 5 de junho, no Centro Artístico e Cultural da Vila Itoupava.
O evento foi promovido pelo Escritório Municipal da Epagri em Blumenau, em parceria com o Sebrae Agro de Blumenau e a prefeitura, através da gerência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Participaram da capacitação agricultores, produtores de mel, de queijos, de embutidos, de bolachas, de artesanato e empreendedores em turismo rural que atuam com pesque-pague e apanhe-pague. Eles foram informados sobre as vantagens da identidade visual no contexto do desenvolvimento regional.
“O que podemos agregar ao rótulo? Essa foi uma das reflexões que fizemos para destacar os alimentos que contribuem para a gastronomia étnica da região, suas relações com o turismo, com o meio ambiente e com o comércio em cadeias curtas, como feiras, vendas diretas ao consumidor e restaurantes”, esclarece Nelita Fabiana Moratelli, extensionista da Epagri em Blumenau e uma das organizadoras do evento.
Ela relata que o saber-fazer de cada família também foi abordado durante as palestras. Segundo a extensionista, discussões sobre o modo de fazer artesanal, sua origem da agricultura familiar ou da mão de obra familiar, e como estas informações se conectam ao consumidor e nas redes sociais, geraram satisfação e empoderamento aos participantes. “Estas e outras intervenções fizeram parte do fio condutor que tem como pano de fundo a valorização dos alimentos da agricultura familiar da região”, descreve.
Durante as palestras, o Sebrae apresentou seus programas de desenvolvimento, como o Sebraetec, que oferece consultoria para a elaboração do rótulo. Já a gerência do SIM se colocou à disposição para auxiliar no registro dos produtos de origem animal.
Como resultado das palestras, alguns empreendimentos procuraram o SIM para se regularizar e outros a Epagri para assessoria com o selo arte. Interessados na rotulagem deram seus nomes ao Sebrae. “Estamos certos de que foi mais uma ação da Epagri, em parceria, que gerou otimismo e busca pela qualidade”, conclui Nelita.