Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri e IFSC estabelecem parceria para desenvolver aplicativo que vai monitorar secagem e armazenamento de grãos

  • Grãos

A família Kunst, de São Carlos, será a primeira da região a contar com aplicativo para fazer monitoramento remoto do processo de secagem e manutenção de grãos. No dia 20 de junho a propriedade da família recebeu a visita de agricultores e técnicos, que conheceram os dois silos secadores de grãos instalados no local.

Família Kunst tem dois silos, com capacidade para 6,5 mil sacas de milho (Fotos: Divulgação / Epagri)

Os dois silos instalados na propriedade foram construídos com técnica desenvolvida pela Emater do Rio Grande do Sul e disseminada pela Epagri. A tecnologia utiliza apenas ar em temperatura ambiente para secar e manter os grãos sadios, que serão usados na alimentação de animais. Os dois silos da família Kunst têm capacidade de armazenar 6,5 mil sacas de milho, empregadas na nutrição de suínos. 

José Cleo, um dos agricultores anfitriões da visita, falou aos presentes sobre os benefícios de ter um alimento armazenado nestas condições, que resulta em ganho zootécnico para os animais, maior rendimento no desenvolvimento e menor custo de produção. Os visitantes conheceram toda a estrutura e funcionamento dos silos, desde o recebimento, limpeza e monitoramento, até a manutenção dos grãos secos. 

O professor Guilherme De Santana Weizenmann, do campus de Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), participou da visita. Partiu dele a proposta de construir um sistema de acompanhamento e monitoramento remoto do processo de secagem e manutenção dos grãos depositados nos silos da família Kunst. 

Paulo Cesar Menoncini, extensionista rural da Epagri em São Carlos, explica que as conversações para construção do sistema iniciaram em 2019, mas não avançaram por conta da pandemia. Na visita do dia 20 a parceria foi firmada. 

Sensores e aplicativo

Para efetivar o projeto serão instalados sensores no silos da família, para medir, em tempo real, a umidade relativa do ar, a temperatura da massa de grãos e a temperatura do ambiente externo. Caberá ao professor e seus alunos desenvolver o aplicativo, que será instalado  no celular ou computador da família. 

Com a tecnologia, os Kunst poderão verificar de qualquer lugar, via internet, os parâmetros analisados. O aplicativo vai permitir à família ligar, manter ligados ou desligar os motores dos ventiladores, para secar ou ventilar os grãos, de modo a garantir as melhores condições técnicas de armazenagem. Segundo o extensionista da Epagri, este sistema remoto permitirá melhor acompanhamento do processo,  principalmente na fase de secagem dos grãos, onde a demanda de tempo de controle é maior, otimizando assim a mão de obra da família.

Sensores instalados nos silos secadores vão monitorar umidade relativa do ar, temperatura da massa de grãos e temperatura do ambiente externo

De acordo com Paulo, depois desta fase inicial, a pesquisa pretende avançar para medição do volume e da umidade da massa armazenada, que é o indicador que melhor qualifica os grãos estocados nos silos. O extensionista complementa que a parceria entre IFSC, Epagri e uma família rural é pioneira na região. 

Após a validação e consolidação da ferramenta, a Epagri poder disponibilizar esta tecnologia para outras famílias, uma vez que a adesão aos silos secadores está aumentando na região. “Só em São Carlos temos oito famílias usando”, enumera, concluindo que, somadas, as capacidades de armazenagem destes silos chegam a  aproximadamente 16 mil sacas, ou 960 toneladas de grãos.

Também participaram da visita extensionistas da Epagri em Cunhataí e Palmitos, o coordenador regional de Assistência Técnica e Extensão Rural da Epagri na região, Elvys Taffarel, e o coordenador do Programa Grãos da Epagri para a região, Célio Air Mikulski. 

Mais informações e entrevistas:

Paulo Cesar Menoncini, extensionista rural da Epagri em São Carlos

Fone/WhatsApp: (49) 3462-4083

Veja, na reportagem da TV da Epagri, como é o silo secador de grãos:

https://www.youtube.com/watch?v=kPuDzqikt8w
Pular para o conteúdo