Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

“Rota da ovelha e sabores de Lajeado Grande” impulsiona o turismo rural no  Oeste Catarinense

Uma proposta de turismo  rural na região Oeste de Santa Catarina une a ovinocultura com as belezas naturais, a vida no campo, a culinária local e a hospitalidade dos agricultores do município de Lajeado Grande. É a  “Rota da ovelha e sabores de Lajeado Grande”, da qual fazem parte cinco propriedades rurais, organizadas com o apoio da Epagri e de outras instituições.

O visitante acompanha o processo produtivo, alimenta os animais e pode fazer fotos com os cordeirinhos (Foto: Casa Bianchi)

Os empreendimentos rurais atuam com ovinocultura de leite e derivados; queijos coloniais e temperados; derivados de cana-de-açúcar; destilados; frutas orgânicas e refeições estilo colonial. A Rota foi lançada oficialmente em novembro de 2022 pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC, mas  a Epagri participa do projeto desde os primeiros trabalhos com turismo rural, em 2018. 

No passeio os turistas podem degustar derivados de leite de ovelha e de cana-de-açúcar, queijos coloniais e temperados, destilados, frutas orgânicas e refeições estilo colonial (Foto: Queijaria Lazaretti)

“A Epagri esteve presente em quase todos os empreendimentos através da orientação para legalização das unidades, da orientação da produção e do acesso a políticas públicas para construção das agroindústrias e viabilização dos empreendimentos”, relata o extensionista rural do município, Thiago Marchi. A Empresa também organizou excursões com os agricultores de Lajeado Grande para conhecer as rotas das cidades de Quilombo e Arvoredo e trocar experiências com os produtores de lá. “Esses empreendimentos e outros que ainda não oficializaram o ingresso na rota também receberam orientação de paisagismo e embelezamento de arredores por meio da parceria com a equipe da Epagri de Arvoredo”, diz Thiago.

A Rota une a ovinocultura com as belezas naturais, a vida no campo, a culinária local e a hospitalidade dos agricultores (Foto: Regalos do Interior)

Os empreendimentos que fazem parte da rota estão listados a seguir, juntamente com os produtos e serviços que oferecem:

–  Casa Bianchi, dos agricultores Anderson Bianchi e Talyta Zortea, produz leite de ovelha e derivados, como queijos, doce de leite e iogurte.  O visitante acompanha o processo produtivo, alimenta os animais, faz fotos com os cordeirinhos;

–  Cantinha Hammerich, de Sestilio Hammerich, produz cachaças, licores, vinhos, açúcar mascavo, melado e doces. Os visitantes visitam o canavial e os vinhedos e acompanham os processos produtivos;

– Queijaria Lazaretti, de Leonir Lazaretti, oferece queijos coloniais e embutidos;

– Regalos do Interior, de Danieli Januzzi, serve café colonial, almoço na rota e organizam eventos na propriedade, além de produzir doces, geleias e pães na unidade. Os visitantes podem colher pêssegos, morangos, uvas e amoras com certificação orgânica produzidos na propriedade;

– Destilaria Kufner, de Danny Kufner, produz bebidas destiladas como cachaças, rum e gim.

Além de degustar todos os produtos das propriedades, os visitantes podem  conhecer o processo produtivo (Foto: Divulgação/Epagri)

Além de degustar todos os produtos das propriedades, os visitantes podem  conhecer o processo produtivo. Interessados podem agendar as visitas por meio do telefone (49) 99191-4897, do e-mail rotadaovelha@gmail.com ou do Instagram @turismo_lajeadogrande.

Mais Informações e entrevistas

Thiago Marchi, extensionista rural da Epagri em Lajeado Grande

Fone: (49) 3355-0009 / (49) 99910-68674

Informações para a imprensa

Gisele Dias, jornalista

(48) 3665-5147 / 99989-2992

No vídeo a seguir, confira outras opções de turismo rural no Oeste Catarinense.

Pular para o conteúdo