Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Viagem técnica capacita agricultoras de Bocaina do Sul em empreendedorismo

A Epagri e a prefeitura de Bocaina do Sul levaram 43 agricultoras a São Martinho, município do Sul de Santa Catarina, para conhecer experiências em empreendedorismo rural e agregação de valor. A atividade aconteceu no dia 3 de outubro e teve avaliação muito positiva das participantes. “A experiência fortaleceu a compreensão de que é possível para elas melhorarem ainda mais suas propriedades e atividades desenvolvidas, valorizando as potencialidades da região, preservando a história e a cultura local”, descreve Andréia Meira, extensionista social da Epagri e uma das organizadoras da atividade. 

A Fluss Haus foi um dos empreendimentos visitados pelas 43 agricultoras (Foto: Divulgação / Epagri)

Segundo Andréia, as visitantes conheceram pousada rural, produção orgânica de alimentos, agroindústria e café colonial. Participaram ainda de palestra e oficina. Os pontos altos da viagem foram as visitas à agroindústria Fluss Haus e à Pousada Deutsches Haus. Lá elas puderam saber mais sobre a histórias dessas famílias e seus empreendimentos, que começaram pequenos e se tornaram referência nas suas áreas.

A Epagri planejou a atividade em consonância com os grupos de mulheres trabalhados na comunidade rurais. Andréia informa que, no entender das extensionistas da Epagri, a viagem alcançou o objetivo de fortalecer parcerias, valorizar o potencial empreendedor das agricultoras e oportunizar mais conhecimento nas atividades desenvolvidas, bem como oferecer alternativas para a melhorar a qualidade de vida no meio rural.

Alice Pessoa, vice-prefeita de Bocaina do Sul, participou do intercâmbio de conhecimentos e ficou satisfeita. “Essa foi mais uma ação de sucesso envolvendo as mulheres agricultoras do município, uma experiência muito positiva e oportunidade de que as participantes possam se inspirar e, com apoio da Prefeitura Municipal e Epagri, dar continuidade aos seus projetos nas propriedades”. 

Pular para o conteúdo