Epagri lança livro infantil sobre Pancs no Encontro de Agricultura Urbana de Florianópolis, dia 20

O trabalho da Epagri para promover a saúde e a segurança alimentar da população por meio do resgate e do consumo de plantas tradicionais que hoje são conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (Pancs) se volta agora para crianças com a produção do livro “O Tesouro do meu avô”. A obra será lançada na tarde do dia 20 de outubro na Assembleia Legislativa de SC, em Florianópolis, como parte da programação do  VIII Encontro Municipal de Agricultura Urbana (Emau).

Livro resgata o conhecimento das famílias sobre as Pancs

Os autores são os extensionistas Cristina Callegari e Altamiro Matos Filho, e o pesquisador Argeu Vanz. O livro tem como objetivo resgatar o conhecimento sobre Pancs e incentivar seu uso seguro na alimentação diária, com transmissão desse conhecimento entre a família e a comunidade.

“Destinado ao público infantil, serve como um guia para identificar corretamente plantas comestíveis de forma lúdica, apresentando-as por meio de histórias e ilustrações coloridas. Além disso, oferece acesso online a um clipe musical relacionado ao tema, tornando-o atraente para crianças e estimulando a curiosidade para experimentar essas plantas como opções acessíveis e saudáveis de alimentos ao longo da vida”, ressalta Altamiro.

Os autores também detalham as características e usos das Pancs disponíveis nas proximidades das comunidades, muitas vezes subutilizadas devido à falta de conhecimento. “O livro visa fornecer um recurso valioso para educadores, nutricionistas, profissionais de saúde, extensionistas rurais e agentes comunitários que trabalham com crianças, tornando os conceitos técnicos acessíveis a qualquer pessoa interessada no tema”, explica Argeu.

Cristina complementa que o consumo dessas espécies é amparado por uma série de pesquisas científicas que indicam não só a segurança do uso, mas também as propriedades nutricionais e de compostos bioativos presentes. O livro será utilizado nas ações de educação alimentar e nutricional que a Epagri desenvolve nos municípios catarinenses. A versão digital estará disponível no site Empresa após o lançamento.

Encontro de Agricultura Urbana

Com o tema “Fortalecer laços, semear e colher experiências em Florianópolis”, o VIII Encontro Municipal de Agricultura será de 16 a de 21 de outubro em Florianópolis.  O objetivo do evento é reunir instituições públicas, sociedade civil e pessoas da comunidade para ampliar o conhecimento sobre agricultura urbana, além de compartilhar experiências, discutir estratégias que fortaleçam as práticas agrícolas de base agroecológica, agregar grupos associações, setores da prefeitura, escolas e demais coletivos engajados com o tema.

O encontro terá mesas de debate, oficinas didáticas e atividades culturais sobre diversos temas ligados às práticas de agricultura urbana em Florianópolis. Como parte da programação, no dia 17 de outubro será realizado um curso no Centro de Treinamento da Epagri sobre meliponicultura e a relação das abelhas nativas com as flores das Panc.

O evento é promovido pela Rede Semear de agricultura urbana, da qual a Epagri faz parte juntamente com outras e organizações e pessoas que desejam desenvolver e praticar as agriculturas nos territórios considerando toda a diversidade presente: produção, distribuição, políticas públicas, redes de consumo, compostagem, agroecologia, soberania e segurança alimentar.

A programação do  VIII Encontro Municipal de Agricultura  será realizada nas Assembleias Legislativas Municipal e Estadual, UFSC, e nas comunidades de Florianópolis. A participação é gratuita.

Inscreva-se aqui.

Confira a programação aqui.

Serviço:

O que: lançamento do livro “O Tesouro do meu avô”

Quando: dia 20 de outubro, às 16h

Onde: Assembleia Legislativa de SC – Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro, Florianópolis – SC

Como obter o livro: A versão digital sera disponibilizada no site da Epagri após o lançamento: www.epagri.sc.gov.br

Mais informações

Cristina Callegari, extensionista social da Epagri em Florianópolis e uma das autoras do livro, pelo fone: (48) 3665-5203

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista, fones: (48) 3665-5407/99167-3902

Saiba mais sobre as Pancs no vídeo a seguir: