Maricultura e pesca: Epagri apresenta casos de sucesso na ExpoMAR, dias 29 e 30 de junho

O trabalho da Epagri para a estruturação do setor pesqueiro e aquícola será apresentado em Itajaí nos dias 29 e 30 de junho, como parte da programação da ExpoMAR, feira e congresso internacionais que englobam negócios, trabalhos científicos, tecnologias, tendências e debates de temáticas na área. O evento é gratuito e será realizado no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no município reconhecido como o maior polo pesqueiro industrial do país.

Além de exemplos exitosos, o evento objetiva apontar perspectivas para o setor (Foto: Jonatan Jumes/Epagri)

Segundo o gerente do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap), André Novaes, a proposta do evento é apresentar exemplos exitosos e apontar perspectivas para o setor. Nesses dois dias, as áreas de pesquisa e de extensão pesqueira da Empresa vão mostrar a atuação da Epagri no ordenamento da maricultura e no monitoramento voltado ao controle sanitário de moluscos bivalves, os resultados preliminares das pesquisas para o cultivo de pepino-do-mar, o fomento para produção de macroalgas, o apoio a empreendimentos, o protagonismo do jovem e da mulher na aquicultura e na pesca, a modernização da estrutura de produção, e o ordenamento da pesca no complexo lagunar na região de Laguna.

Epagri vai mostrar o trabalho da Empresa para a estruturação do setor pesqueiro e aquícola em SC (Foto: Aires Mariga)

Confira a programação que do evento que envolve a Epagri. A programação completa você confere aqui.

SEMINÁRIO DE MARICULTURA30 DE JUNHO

8h – Ordenamento da maricultura em Santa Catarina

8h40min – Desafios e perspectivas para a produção de ostras e mexilhões em Santa Catarina e no Brasil

Felipe Suplicy (Pesquisador do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura Pesca – Epagri/Cedap)

9h20min – Controle higiênico sanitário de moluscos bivalves e monitoramento das áreas de maricultura

Palestrantes: Robson Ventura de Souza (Pesquisador da Epagri) e Pedro Mansur Sesterhenn (Coordenador Estadual CESAA e CESAP – GEDSA/ CIDASC)

10h30min –  Produção e mercado para as macroalgas no Brasil – Por que a atividade desperta tanto interesse?

Alex Alves dos Santos (Pesquisador Epagri) e Murilo C.B. Piva (Diretor América do Sul – Olmix SA); Brener Magnabosco Marra (Professor da Universidade Federal de São João Del Rei – MG, empresa Algas do Brasil)

11h20min – Espécies de peixes viáveis para as regiões Sul e Sudeste na maricultura

Dr. Luís André Sampaio (Professor Titular de Piscicultura Marinha – FURG) e Dr. Vinicius Cerqueira (Professor Titular de Piscicultura Marinha – UFSC)

14h10min – Perspectivas para o cultivo de pepino-do-mar como alternativa para a maricultura

Guilherme Sabino Rupp (Pesquisador da Epagri)

14h40min – Maricultura – Cases de Sucesso

– Freguesia (Modernização da Maricultura)

Paraiso das Ostras

Adequação de empreendimentos/Empreendedorismo

Herdras Luna (Porto Belo)

– Empreendedorismo/Mulher

Tatiana Gama (Algama)

FÓRUM INTERNACIONAL DA PESCA30 DE JUNHO

14h40min – Cases de Sucesso na Pesca Artesanal

Everton Della Giustina (Epagri)

Inclusão de filé de peixe da pesca artesanal na alimentação escolar o caso de Florianópolis – Santa Catarina

Cristina Ramos Callegari (Epagri)

– Ação Jovens e Mulheres do Mar: empoderamento, protagonismo e avanço econômico

Marcia Gomes e Viviana Bittencourt (Epagri)

– Mapeamento das áreas de pesca de camarão com rede de aviãozinho no Complexo Lagunar – Sul de SC

Emanuel Ramos Viquetti (Epagri)

– Turismo náutico: uma forte alternativa de renda para pescadores artesanais – o caso de Balneário Barra do Sul/SC

José Eduardo Calciononi (Epagri)

O evento

A ExpoMAR é realizada em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem o apoio do Ministério da Pesca, da Secretaria de Estado da Agricultura Santa Catarina, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Aquicultura (ACAQ), da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), da Prefeitura de Itajaí e do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe).

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista

Fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902

Com a produção nacional concentrada no litoral catarinense, a Epagri atua na pesquisa e assistência técnica junto aos maricultores. Veja porque Santa Catarina é líder na produção de moluscos.