Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Agência Nacional de Águas atualiza conhecimentos de técnicos da Epagri em equipamentos para monitoramento de rios

Técnicos da Epagri receberam capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em Boas Práticas de Operação e Manutenção de Plataformas de Coletas de Dados (PCDs), Medidores Acústicos de Vazão e Sondas de Qualidade de Água. O treinamento ocorreu entre 26 e 28 de junho, no prédio do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), em Florianópolis, anexo à sede da Empresa. 

Programação de Datalogger Vaisala foi um dos conteúdos da capacitação (Fotos: divulgação / Epagri)

O treinamento prático foi ministrado pelos especialistas em recursos hídricos da ANA, Fabrício Vieira Alves e Matheus Marinho de Faria, Coordenador de Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional. Da Epagri/Ciram participaram o técnico Rafael Borges, do setor de monitoramento agroambiental, e os engenheiros do setor de hidrologia, José Luiz Rocha Oliveira e Yuri Vieira de Oliveira. O curso também teve a presença dos técnicos da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, João Rodrigues, Renan Boaroli e Lucas Almeida. 

Segundo contrato estabelecido com a ANA há mais de duas décadas, a Epagri é a responsável pela operação da rede de estações hidrológicas localizadas na vertente Atlântica de Santa Catarina, ou seja, nos rios catarinenses que desaguam no oceano Atlântico. Essa rede possui 87 pontos de monitoramento no Estado, entre estações convencionais e automáticas.  

Uma das principais atividades desempenhadas pela Epagri junto à rede da ANA é a manutenção preventiva dos equipamentos que compõem as estações. A manutenção é feita, em média, a cada quatro meses. Na capacitação realizada em junho, os técnicos da Empresa foram atualizados nas tecnologias utilizadas nestes equipamentos, para que a leitura e transmissão de dados possa ser cada vez mais eficiente e precisa. 

Conteúdos

José Luiz descreve que, durante os três dias de treinamento, eles atualizaram conhecimentos nas PCDs, que são as plataformas incorporadas à estação para armazenar e transmitir automaticamente os dados medidos. Os dados são medidos a cada 15 minutos e enviados, via satélite, a cada hora, para os bancos digitais da Epagri, em Florianópolis, e da ANA, em Brasília. 

As sondas de qualidade de água são usadas nas inspeções das estações e medem parâmetros instantâneos, capazes de informar as condições do líquido naquele momento. Esses equipamentos informam quanto ao Ph, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido e condutividade da água. 

Por fim, os técnicos da Epagri também se atualizaram quanto às novas tecnologias empregadas nos medidores acústicos de vazão. Esses equipamentos funcionam de forma independente das estações e precisam ser operados pelos técnicos. Com eles é possível descobrir quanto de água está passando pelo rio no momento da medição. 

Os dados medidos ficam disponíveis para livre acesso da população no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e no link Rios On-Line do site da Epagri/Ciram. Yuri explica que, além de orientar a população sobre as condições dos rios em tempo real, as séries históricas formadas pelos dados também apoiam o desenvolvimento de pesquisas dentro e fora da Epagri. 

Estação hidrológica telemétrica ANA em operação no rio Tubarão

Outro papel importante destas séries históricas é apoiar a elaboração de políticas públicas e a tomada de decisão, como por exemplo no momento de conceder ou não uma outorga da água, que é uma autorização de entes públicos para uso do líquido para diversos fins, como por uma indústria, na agricultura e na instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), por exemplo. Os dados medidos em tempo real podem ainda colaborar para o poder público monitorar enchentes ou alertar a população sobre os riscos destas ocorrências.  

Durante o curso os técnicos tiveram seus conhecimentos atualizados em  boas práticas de operação e manutenção de Plataformas de Coletas de Dados ( PCDs), que incluiu  programação de dataloggers; teste de transmissão GOES; download de dados; configuração de sensores de chuva, pressão, radar e borbulhador; solução de problemas. No tema boas práticas de operação de medidores acústicos de vazão os profissionais aprofundaram seus conhecimentos em procedimento de medição, uso dos softwares, análise dos dados, pós-processamento e qualificação de medições. Por fim, o curso abordou as boas práticas de operação de sondas multiparamétricas de qualidade de água.

Os treinamentos concedidos pela ANA aos profissionais da Epagri acontecem sem uma periodicidade definida. Eles são programados à medida em que novas tecnologias começam a ser empregadas nos equipamentos, o que demanda uma atualização dos conhecimentos dos técnicos que atuam na sua manutenção. 

Mais informações
José Luiz Rocha Oliveira
(48) 36655156 / joseoliveira@epagri.sc.gov.br

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista

Fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902


Pular para o conteúdo