Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Viagem técnica incentiva turismo rural em Chapecó 

A Epagri vem trabalhando para o crescimento do turismo rural em todo o Estado. Uma das ações fomentadas é a Rota de Turismo Desbrave Chapecó. Por meio do programa Gestão de Negócios e Mercado, a Epagri integra e desenvolve ações de  apoio com esse público, por meio de políticas públicas, orientações técnicas e capacitações aos empreendimentos já consolidados e aos agricultores interessados em fazer parte da proposta. 

Grupo Rota de Turismo Desbrave Chapecó conheceu empreendimentos em Itapiranga (Fotos: Divulgação / Epagri)

Nos dias 28 e 29 de novembro a Epagri levou o grupo da Rota de Turismo Desbrave Chapecó e mais alguns parceiros de outros municípios para uma viagem técnica em Itapiranga. Eles conheceram seis empreendimentos turísticos no município: Recanto Goergen, Sitio Vivenda Verde, Observatório Uruguai, Recanto Sete Lagoas, Sabores da Roça Agroturismo e Stoffel Turismo Rural. 

A visita foi acompanhada pela extensionista social da Epagri em Itapiranga, Alésia Inês Lauschner. Os agricultores conheceram as histórias desses empreendimentos, saborearam comidas típicas da região e vivenciaram um pouco da realidade destes empreendimentos de turismo rural

Saindo melhor do que entrou

Daniele Januzzi, do Regalos do Interior, de Lageado Grande, foi uma das participantes da visita técnica. “Observei muitos detalhes nos empreendimentos, tanto físicos como organizacionais, e o relacionamento entre as entidades e os empreendimentos turísticos”, relata ela, que disse que encontrou na atividade muito no que se inspirar. “Afinal, não tem viagem que a gente não saia melhor do que entrou”, comemora a agricultora. 

Nelton Mezalira, do empreendimento Recanto dos Pinhais,  manifestou agradecimento pela iniciativa e o apoio dos órgãos envolvidos na formação do grupo para a visita técnica. Ele disse que o aprendizado que o grupo teve, sobretudo a respeito da  organização nas propriedades, enaltece o agroturismo. 

Possibilidade de troca de experiência motivou os empreendedores de turismo rural

Segundo Josefina N. de Carvalho, extensionista social da Epagri em Chapecó e uma das organizadoras da viagem, era visível a empolgação de quem recebeu os visitantes, contando suas histórias e falando com paixão de seus empreendimentos. “Isso motivou nosso grupo pela possibilidade de trocas de experiências, aprendizado e conhecimentos”, pontua ela. 

Josefina destaca ainda que  que o grupo de visitantes sugeriu a realização de mais visitas técnicas de turismo rural e já se comprometeu a motivar outros empreendimentos a participar. 

A viagem técnica teve apoio financeiro e institucional do Senar.

Pular para o conteúdo