Trombudo Central sedia o II Seminário Regional da Tilápia na sexta-feira, 14

Mais de 100 piscicultores, técnicos e lideranças da região do Alto Vale do Itajaí vão se reunir em Trombudo Central nesta sexta-feira, 14, para o II Seminário Regional da Tilápia. O objetivo do evento é capacitar os produtores para que a cadeia produtiva da tilápia se fortaleça na região.  O seminário será realizado no Clube de Idosos Saudades pela Epagri e pela Prefeitura Municipal de Trombudo Central como parte das comemorações dos 65 anos deste município.

O seminário terá palestras e visita a uma unidade de beneficiamento de pescado. De acordo com a extensionista social na Epagri de Trombudo Central e coordenadora do evento, Leonir Claudino Lanznaster, a piscicultura vem ganhando força na região e se tornou uma importante fonte de renda aos produtores. “Temos pequenos frigoríficos de processamento de pescados legalizados e vários restaurantes na área rural onde a gastronomia é à base de peixe. É importante promover a profissionalização dos piscicultores e estimular o consumo desse alimento para que a cadeia produtiva se fortaleça”, diz ela.

A piscicultura vem ganhando força no Alto Vale do Itajaí e se tornou uma importante fonte de renda aos produtores (Foto: Aires Mariga)

O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente nos escritórios municipais da Epagri. Veja aqui o endereço das unidades da Epagri.

Confira a programação:

8h – Credenciamento

9h –  Schaadinha Pescados LTDA: uma história de superação e sucesso

Norton Gabriel Schaade – sócio-administrador da Shaadinha Pescados – Agrolândia

9h45 – Principais doenças e manejo sanitário na tilapicultura

Bruno Corrêa da Silva – pesquisador em Genética, nutrição e sanidade de tilápia da Estação Experimental da Epagri em Itajaí

10h15 – Ações da Epagri na Aquicultura em Santa Catarina

Dirceu Leite – engenheiro – agrônomo e Presidente da Epagri

10h35 – Apresentação da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina.

Tiago Bolan Frigo – engenheiro de Aquicultura, bacharel em Direito e MBA em Gestão de Negócios Internacionais -secretário executivo de Aquicultura e Pesca de SC

11h05 – Mesa-redonda

Mediador: Daniel Rogério Schmit – engenheiro-agrônomo da Gerência Regional da Epagri em Rio do Sul

12h – Almoço

13h15 às 15h – visita técnica na unidade de pescado Schaadinha e no frigorifico de abate e processamento desta unidade, em Agrolândia

Serviço:

O que: II Seminário Regional da Tilápia

Quando: sexta-feira, 14 de julho

Onde: Clube de Idosos Saudades  –  Rua Santa Catarina – Centro –  município de Trombudo Central

Mais informações: escritórios municipais da Epagri

Entrevistas: Leonir Claudino Lanznaster, coordenadora do evento, fone: (47) 3526-3091

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista

Fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902

Conheça o Programa de Melhoramento Genético da Tilápia na Epagri.