Saudades realiza III Exposição de Abelhas e Mostra de Méis neste sábado, 6

A cidade de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, realiza neste sábado, 6, a III Exposição de Abelhas e Mostra de Méis. O evento, que acontece das 8h às 17h, na praça Tiradentes,  é realizado pela prefeitura, com apoio da Epagri e da Associação Regional de Apicultura do Oeste de Santa Catarina (Araosc).

O objetivo da exposição é ampliar a divulgação da atividade de criação de abelhas. “Especialmente a criação das abelhas nativas, visando preservar as espécies e gerar renda a partir da comercialização de enxames, méis, própolis e demais produtos meliponícolas”, explica Sidinei Weirich, extensionista rural da Epagri no município.

Serão expostas espécies de abelhas Manduri, Mandaçaia, Iraí, Jataí, Guaraipo, Canudo, diversas Mirins, entre outras. Além de conhecer as diferentes espécies de abelhas, os visitantes poderão degustar os seus méis.

“É uma ótima oportunidade para as crianças terem contato com estes importantes insetos, bem como para criadores iniciantes adquirirem materiais e informações relacionadas à atividade”, atesta o extensionista.

Os expositores são criadores de Saudades e estão em ascensão na atividade, que vem ganhando impulso em diferentes regiões do Estado. A meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão, que são nativas do Brasil, ao contrário da Apis Mellífera, que tem ferrão e é de origem europeia. Elas produzem mel e outros produtos com características diferenciadas e benéficas aos organismo humano.

• O que: III Exposição de Abelhas e Mostra de Méis
  • Quando: sábado, 6 de maio
  • Onde: em Saudades, na praça Tiradentes
  • Informações e entrevistas: Sidinei Weirich, extensionista Epagri no município, pelo fone (49) 2049-7724 / 25