Projeto Mata Ciliar promove encontro de famílias no Oeste Catarinense

No período de 22 de agosto a 5 de setembro, famílias que integram o Projeto Mata Ciliar participarão de sete encontros sobre o trabalho que já permitiu o isolamento e a recuperação de 343 milhões de metros quadrados de mata ciliar em aproximadamente 30 nascentes e cursos d´água da Região Oeste.

O trabalho já beneficia 495 famílias de pequenos produtores rurais (Foto: Consórcio Iberê/ Casan)

Os momentos voltados à troca de experiências e avaliação serão realizados em sete municípios: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos (veja agenda abaixo).

Desde 2006 o projeto vem dando suporte ao isolamento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), prioritariamente em mananciais de abastecimento público e seus afluentes, conservando os recursos hídricos.

O trabalho já beneficia 495 famílias de pequenos produtores rurais. Entre as Bacias Hidrográficas com áreas protegidas estão as dos rios Irani, Chapecó e Uruguai – e entre os cursos d´água, o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais de captação de água pela CASAN para Chapecó, a maior cidade do Oeste.

Desenvolvidos em uma parceria entre Consórcio Iberê, Casan, Epagri, prefeituras e um conjunto de outras instituições, o projeto orienta produtores sobre a proteção de cursos d´água que cortam suas terras. Os benefícios se estendem às cidades, que têm seus mananciais e áreas de recarga protegidos.

Serviço:

O que: Encontro de Famílias / Projeto Mata Ciliar (Projeto de recuperação e preservação das matas ciliares nas bacias contíguas da Região Hidrográfica RH – 2 e áreas de contribuição dos mananciais utilizados pela Casan)

Agenda:

22/08: Águas de Chapecó

Local: Sede do Mosquito – Linha Gramados

23/08: Planalto Alegre

24/08: Caxambu do Sul

28/08: Guatambu

Horário: 13h30min

29/08: São Carlos

Local: Propriedade Rural Marcelo Land / Linha Moraes

31/08: Chapecó

Local: Salão Comunitário (Faxinal dos Rosas)

05/09: Cordilheira Alta

Local: Clube Campestre de Cordilheira Alta

Fonte: Assessoria de Imprensa/Casan

Em reportagem da equipe de TV da Epagri, veja a importância das matas ciliares e a ação integrada para revitalizar o Rio das Flores, no Extremo Oeste de Santa Catarina.