Primavera 2023 terá chuva e temperatura acima da média em Santa Catarina

De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, os meses de setembro, outubro e novembro terão chuva acima da média climatológica em Santa Catarina. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias. O fenômeno El Niño vai aumentar o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

O El Niño vai aumentar o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania

Chuva

Setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com totais mensais elevados especialmente em outubro e no Oeste de SC. Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima, a chuva vai ocorrer associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Catariense. “Na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado”, informa ela.

A meteorologista Gilsânia Cruz complementa que ciclones extratropicais vão atuar no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, especialmente em setembro e outubro, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca. “Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação”, revela.

Temperatura

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológicaemSanta Catarina, mas ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.

Temperatura da Superfície do Mar

Em julho e agosto de 2023 a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, indicando a condição do El Niño, que será forte nos próximos meses e persiste durante todo o verão de 2023/2024.

Veja mais detalhes da previsão para o próximo trimestre no vídeo a seguir: