Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Pesquisadores da Embrapa e Epagri discutem parcerias em projetos de pesquisa e ações de transferência de tecnologias

Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul e da Epagri realizaram uma reunião de trabalho entre os dias 26 e 27 de setembro, em Bagé (RS), para discutir futuras parcerias no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de transferência de tecnologia. No encontro, foram apresentadas as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelas duas instituições e que visam disponibilizar tecnologias para o setor pecuário, contribuindo para uma maior sustentabilidade dos sistemas de produção.

Acordo de Cooperação Técnica vai permitir a realização de pesquisas em conjunto e a transferência de tecnologias ao setor produtivo (Foto: Fernando Goss)

A reunião de trabalho foi o primeiro passo para a implementação de um Acordo de Cooperação Técnica formalizada pelas duas instituições neste ano. A Embrapa Pecuária Sul e a Epagri já desenvolviam trabalho em conjunto há algum tempo, porém com a assinatura desse acordo o objetivo é ampliar essa parceria com a realização de pesquisas em conjunto e também a transferência de tecnologias já validadas e disponíveis para o setor produtivo.

De acordo com o Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, essa parceria é estratégica para ampliar as áreas de atuação de ambas instituições. “Temos muito pontos convergentes principalmente na busca de desenhos e no manejo de sistemas pecuários que sejam efetivamente sustentáveis”. Já a Gerente da Estação Experimental da Epagri em Lages, Marlise Nora Ciotta, destacou que as duas instituições têm longa tradição na pesquisa relacionada com a pecuária. “Nesse sentido, a ampliação dessa parceria pode trazer resultados positivos para a atividade nos dois estados”.

A reunião foi dividida em dois momentos. No primeiro, a Embrapa e a Epagri apresentaram as linhas de pesquisa que desenvolvem, bem como as tecnologias que já estão disponíveis. Foram apresentados os trabalhos que são desenvolvidos em áreas como sistemas de produção, ovinocultura, melhoramento genético vegetal de plantas forrageiras, solos, mitigação na emissão de gases de efeito estufa pela pecuária, sanidade animal e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), entre outros temas.

Foto: Fernando Goss)

Na segunda etapa, os pesquisadores foram divididos em três grupos temáticos, quando foram discutidas as possibilidades de parcerias que já podem ser iniciadas, tanto em projetos de pesquisa como em transferência de tecnologia. No caso da ovinocultura, por exemplo, ficou acertado a realização de ações para a identificação e introdução de genes de prolificidade no rebanho de Santa Catarina. Os genes de prolificidade, como o Booroola e Vacaria, que já vêm sendo trabalhados pela Embrapa, propiciam um maior número de partos múltiplos nas ovelhas, garantindo a disponibilização de mais cordeiros para a comercialização sem a necessidade de aumentar o número de matrizes.

Na área de melhoramento genético de espécies forrageiras, ficou definida a realização de avaliações de cultivares já desenvolvidas pelas duas instituições. Nesse sentido, a Epagri se disponibilizou em avaliar espécies de leguminosas lançadas pela Embrapa em 21 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) que a instituição mantém em diferentes regiões de Santa Catarina. Da mesma forma, a Embrapa vai testar e avaliar cultivares de gramíneas desenvolvidas pela Epagri em áreas do Rio Grande do Sul. Também foi discutida a possibilidade das duas instituições desenvolverem em conjunto novas cultivares que atendam às necessidades dos sistemas de produção dos dois estados.

Outra área discutida e que deve ser trabalhada em conjunto são os sistemas de produção integrados atendendo realidades locais e com pesquisas de longa duração. A ideia é identificar áreas e parceiros em Santa Catarina onde se possa implantar sistemas de ILPF, em que as duas instituições possam avaliar e indicar os melhores arranjos para diferentes tipos de produtores. Para tanto, será utilizado o conhecimento nesse tipo de sistema das duas instituições e também a utilização de modernas ferramentas para a análise dos processos e resultados desse tipo de sistema que posteriormente possam ser repassados para o setor produtivo.     

Fernando Goss (1065\SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa
pecuaria-sul.imprensa@embrapa.br
Telefone: 53 999257039

Pular para o conteúdo