Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Pesquisadora da Epagri é homenageada na Alesc por contribuição à ciência

A pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador, será homenageada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante sessão especial em homenagem às mulheres na ciência. O evento acontece em Florianópolis nesta segunda-feira, 30, às 19h.

Janaína estuda controle de insetos-praga (Foto: André Sezerino / Epagri)

A sessão especial foi proposta pela Deputada Estadual Luciane Carminatti, Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) indicou a pesquisadora da Epagri como uma das homenageadas. 

Na Epagri, Janaína atua em pesquisas para controle de insetos-praga, através de métodos sustentáveis, ecologicamente corretos e com baixo custo aos produtores rurais. Seus estudos preconizam o controle biológico, a diminuição no uso de agrotóxicos, a redução dos custos de produção, bem como a qualidade do alimento produzido. Ela também é responsável pelo museu de entomologia da unidade, onde recebe estudantes de diversos níveis e a comunidade em geral. 

Formação e prêmios

Janaína é graduada em agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e tem mestrado e doutorado em entomologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ingressou na Epagri em 2004, desde quando vem desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Embrapa e com diversas universidades do país. 

Vem somando diversos prêmios e homenagens ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016, concedido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura; o Prêmio Fritz Muller, edições 2019 e 2022, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); o Prêmio Expressão de Ecologia 2019; e o Prêmio Mulher 2022 , da Arcelor Mittal. 

A sessão especial da Alesc visa destacar contribuições das mulheres catarinense nas mais diversas áreas, reconhecendo os serviços prestados por elas à ciência e inovação. Também é intenção do evento destacar o protagonismo das mulheres na produção do conhecimento científico no Brasil.

Informações para a imprensa: 

Isabela Schwengber, jornalista, pelos fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902

Conheça a armadilha para insetos desenvolvida pela pesquisadora Jannaína:

Pular para o conteúdo