Fundada com apoio da Epagri em Massaranduba, Cooperativa Juriti completa 55 anos

• Grãos

A Cooperativa Juriti (Cooperjuriti), localizada em Massaranduba, no Norte Catarinense, está celebrando 55 anos de fundação. Em evento comemorativo na data do aniversário, 30 de março, a entidade homenageou o extensionista rural da Epagri, Amantino Dall’Agnol, já aposentado, pelo trabalho que realizou para a criação da entidade, em 1968.

A Cooperativa Juriti tem 742 associados e sua principal atividade é o beneficiamento do arroz (Foto: Cooperjuriti)

“Com o desafio de implantar em Massaranduba uma cooperativa agrícola e um sindicato rural, aportou em nossa terra o jovem Amantino Dall’Agnol. Seu trabalho incansável e sua capacidade de persuasão, semeando os valores e os princípios cooperativistas entre os agricultores, um tanto desconfiados, foram fundamentais para a fundação da Cooperativa Agrícola Mista Juriti, em 30 de março de 1968, hoje Cooperativa Juriti”, relata o superintendente da entidade, Silvério Orzechowski.

Para Silvério, o associativismo sempre esteve no DNA da Acaresc, empresa que antecedeu a Epagri. “Seus dirigentes souberam incutir nos jovens que ingressavam na entidade que o associativismo seria a melhor filosofia para a busca de soluções para os problemas que as famílias do campo enfrentavam. Se não fosse a Acaresc, a Juriti não existiria. Acaresc e Epagri foram duas grandes revoluções na agricultura de nosso Estado, que foram e são importantes para o crescimento da cooperativa Juriti”, diz ele, que trabalha na Cooperjuriti desde o início das atividades.

Extensionsita rural já aposentado, Amantino (à esq), e o gerente da regional da Epagri de Joinville, Hector (Foto: Cooperjuriti)

Segundo o gerente da regional da Epagri em Joinville, Hector Haverroth, a Cooperjuriti é a empresa mais importante em geração de empregos, de impostos e de representação social do município de Massaranduba. “A Acaresc/Epagri participou de toda a história da cooperativa, desde sua fundação, empréstimo de extensionista em determinado momento, apoio ao acesso de políticas públicas, desenvolvimento de tecnologias pelas estações de pesquisa – principalmente de Itajaí, e repasse das tecnologias para os agricultores pela extensão rural”, diz Hector.

Para o presidente da Cooperjuriti, Orlando Giovanella, a Epagri veio trazer uma nova dimensão para a agricultura catarinense. “A Empresa faz um trabalho de convencer o produtor a se profissionalizar. O desenvolvimento de pesquisas auxiliou no desenvolvimento e melhorias de produção e rentabilidade dos nossos associados. O manejo correto das culturas, a implantação de novas tecnologias e a oferta de novas variedades de arroz beneficiaram e beneficiam todos os rizicultores do nosso Estado. A Cooperativa Juriti se torna usufrutuária de todos esses trabalhos da Epagri na medida em que seus cooperados são beneficiários deles”, afirma Orlando.

Os 55 anos da cooperativa foram comemorados com festa entre associados e convidados (Foto: Cooperjuriti)

Cooperjuriti

A Cooperativa Juriti tem 742 associados e sua principal atividade é o beneficiamento do arroz, que envolve as etapas de secagem, armazenamento, industrialização e comercialização. A entidade atua também na produção de peixes e na venda de fertilizantes e defensivos agrícolas.

A cooperativa iniciou as atividades em 1968 com beneficiamento de arroz e mais recentemente iniciou com loja agropecuária, recepção de milho e em 2021 com processamento de peixes, principalmente tilápia. Ela foi fundada no dia 30 de março de 1968 por 57 produtores. Atualmente tem quatro desses fundadores ativos: Arnoldo Fauth,  Egon Oechlser,  Ildemar Manke e Wigold Sasse.

Massaranduba é considerada a capital catarinense do arroz com uma das maiores produtividades do Estado. Na última safra os agricultores do município colheram 571,3 mil toneladas do cereal em seis mil hectares plantados, um rendimento de 9,5 toneladas/hectare.

Conheça o Projeto Arroz da Epagri.