Epagri realiza oficinas de integração de mulheres rurais em Caxambu do Sul e Planalto Alegre

• Social

Mais de 250 mulheres de comunidades rurais de Caxambu do Sul e Planalto Alegre, no Oeste Catarinense, participaram de uma série de oficinas de integração realizadas pela Epagri nos meses de abril e maio. O objetivo foi reunir e fortalecer os Grupos de Mulheres e promover a integração comunitária, contribuindo com a qualidade de vida e o bem-estar emocional das participantes.

integração de mulheres rurais
Encontros promovem integração entre as mulheres e estimulam parcerias profissionais

As oficinas, chamadas “Mulheres – Participação e vida comunitária: Nutrindo a alegria”, foram ministradas pela extensionista Suzana Corá. A programação dos encontros contou com recepção da comunidade anfitriã e preparo de uma sobremesa para o grupo do dia seguinte degustar. “Essa preparação para o outro grupo promoveu ainda mais a integração entre as comunidades e se consolidou como um ato de afeto”, diz Suzana.

Integração de mulheres

Após o preparo da receita, as mulheres participaram de atividades de integração, como dança da cadeira inclusiva e uma dinâmica com frases positivas e elogios. O encontro encerrou com a degustação da receita preparada pelo grupo do dia anterior. “Compartilhar uma refeição preparada coletivamente fortalece os laços entre as participantes e reforça a ideia de que a comida vai além do aspecto nutricional, sendo também um elemento de conexão e partilha”, destaca Suzana.

integração de mulheres rurais
Cada grupo tinha a missão de preparar uma sobremesa para o grupo do dia seguinte

Parcerias profissionais

A extensionista explica que esse tipo de evento promove a integração entre as mulheres rurais, estimula novas amizades e parcerias profissionais. “Além disso, esses encontros contribuem para o fortalecimento da rede de apoio entre as participantes, possibilitando elas que se unam para enfrentar questões em comum e busquem soluções coletivas”, acrescenta.

As oficinas são uma iniciativa da Epagri em parceria com as prefeituras de Caxambu do Sul e Planalto Alegre. Elas fazem parte da preparação para o Seminário Intermunicipal ‘Mulheres – Participação e Vida Comunitária: Nutrindo a Alegria’, que será no dia 18 de julho.