Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri promove Seminário para estimular fruticultura em Bom Retiro

A fruticultura de clima temperado destaca-se historicamente no município de Bom Retiro como uma atividade significativa em termos econômicos e sociais. Maçã, pera, ameixa, uva vinífera e quivi são as principais frutas cultivadas na região, gerando renda e trabalho para as famílias rurais. 

Evento reuniu fruticultores e estudantes da região (Foto: Divulgação / Epagri)

Foi pensando nesse público que a Epagri promoveu, no dia 4 de dezembro, o 1º Seminário Municipal de Fruticultura de Bom Retiro. O evento aconteceu no auditório da escola de ensino médio Valmir Omarques Nunes, uma das promotoras em parceria com a Epagri e a prefeitura local. Participaram fruticultores de Bom Retiro e municípios vizinhos, além dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária da escola Valmir Omarques Nunes. 

Dentre os assuntos tratados, destacaram-se o os novos sistemas de condução e manejo de pêssego e ameixa, nutrição de pomares, novos cultivares de pêssego e ameixa, além das principais pragas e doenças da ameixeira. Os temas foram abordados por André Luiz Kulkamp de Souza e Marco Antonio Dal Bó, pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Videira; Gilberto Nava, pesquisador da Embrapa; e Augusto S. Ferreira, professor da escola Valmir Omarques Nunes.  

União entre pesquisa, poder público e comunidade

“A união entre instituições de pesquisa, poder público e comunidade mostrou-se fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor, promovendo inovação e fortalecendo a economia local”, avalia José Kauling Sobrinho, extensionista rural do Escritório Municipal da Epagri em Bom Retiro. O profissional destaca ainda a participação ativa dos estudantes, o que, segundo ele, evidenciou o interesse da nova geração nas práticas e inovações da fruticultura local, reforçando a importância do evento para a formação técnica e profissional. 

“O Seminário não apenas promoveu a troca de experiências entre os participantes, mas também consolidou-se como um fórum essencial para a disseminação de conhecimentos e tecnologias que impulsionarão a fruticultura local”, define o extensionista. Ele afirma que o sucesso do 1º Seminário Municipal de Fruticultura de Bom Retiro reforça o compromisso das entidades envolvidas em fomentar o crescimento da fruticultura na região, destacando-se como um marco para futuras iniciativas e avanços no setor.

Pular para o conteúdo