Os moradores de Ponte Alta, no Planalto Serrano, ganharam um presente especial pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. No dia 7 de junho, alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica São Francisco plantaram 25 mudas de árvores na praça central da cidade.
Adelina Cecilia de Andrade Berns, extensionista rural da Epagri em Ponte Alta, relata que as mudas nativas introduzidas no plantio orientado vão diversificar as espécies da praça e oferecer sombra. Assim, proporcionarão maior conforto térmico para quem frequenta o local, além de embelezar a cidade.
Segundo a extensionista, os estudantes receberam a importante missão de auxiliar nos cuidados e proteção destas plantas para seu perfeito desenvolvimento. “Os alunos serão agora os fiscais da natureza, auxiliando nos cuidados e na preservação destas árvores e também divulgando para os colegas e amigos a ação desenvolvida”, pondera.
Antes do plantio, os estudantes ouviram uma palestra. Eles aprenderam mais sobre árvores e sua importância para o ecossistema. Também receberam informações sobre a importância do meio ambiente e dos recursos naturais para a vida.
Além da Epagri, a atividade teve organização da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município. “Foi um dia de muita alegria e troca de energia, que contou com o apoio de muitas mãos e parcerias para que a ação pudesse ter sido realizada”, comemora Adelina.
“Agradecemos a direção da Escola São Francisco, a professora de Ciências, aos alunos participantes, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e a Apremavi, pois sem esse time a ação não poderia ter sido realizada”, finaliza a extensionista.