Produtores de alho de Curitibanos e de Frei Rogério, no Meio Oeste Catarinense, participaram de uma reunião de pré-plantio safra 2023/2024, promovida pela Epagri no dia 26 de abril, com apoio do Grupo Alhos Alvorada Sul e do Sicoob. O evento contou com 36 pessoas e aconteceu na comunidade rural do Xaxim, em Curitibanos.
O objetivo da reunião foi apresentar os resultados de pesquisas realizadas pela Estação Experimental da Epagri em Caçador (EECD) e discutir sobre a crise do preço alho da última safra, que está em fase de comercialização. Segundo a extensionista rural de Curitibanos, Juliana Krammes, foram repassadas orientações para que os produtores adotem estratégias de manejo que tragam o maior retorno econômico da hortaliça, de forma que a cultura se mantenha na região e fortaleça a agricultura familiar.
Na abertura do evento, a extensionista rural da Epagri em Frei Rogério, Adriana Francisco, e o secretário da Agricultura do município, Itamir Gasparini, falaram sobre as ações que entidades e lideranças estão fazendo junto aos órgãos responsáveis para sensibilizar as autoridades do real problema enfrentado pelos produtores de alho em Santa Catariana, além de apresentarem as propostas para não inviabilizar a cultura no Estado.
O evento contou com duas palestras com pesquisadores da EECD. Leandro Hahn apresentou os resultados de pesquisa sobre tamanho de semente de alho para plantio, população de plantas por hectare e corte da haste floral e seus resultados no rendimento da cultura. Anderson Feltrim apresentou resultados sobre qualidade da semente e manejo da câmara fria para vernalização do alho antes do plantio.
O mesmo evento foi realizado em Brunópolis, Fraiburgo e Lebon Régis, atingindo assim a maioria da região produtora de alho em Santa Catarina.
Confira a Dica Epagri sobre plantio do alho e a seleção de sementes, os chamados bulbilhos.