Na segunda-feira, 31, a Epagri vai lançar sete publicações durante o Solos Floripa 2023, que acontece na capital catarinense entre 30 de julho e 4 de agosto. O evento, que agrega de forma simultânea e presencial o XXIII Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo e o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CLACS/CBCS 2023), é realizado pela Epagri. A expectativa dos organizadores é receber 1,5 mil pessoas, de mais de 20 países, o que fará do evento o maior de ciência do solo da América Latina e Caribe.
O lançamento das publicações será às 18h30min, no estande da Secretaria da Agricultura, que abrigará espaços para Epagri, Cidasc e Ceasa.
Começo meio fim: o o solo é assim
A publicação apresenta um relato sobre alguns tipos de solos que ocorrem nos biomas da América Latina e do Caribe. Direcionada principalmente para o púbico infantil, esta obra serve de apoio pedagógico para escolas, técnicos e agentes comunitários que trabalham com crianças e jovens quando o recurso natural solo é o tema central.
O livro oferece ao leitor uma viagem pela América Latina e pelo Caribe guiada por dois personagens: um tatu e uma criança indígena. Trata-se na verdade de uma aventura que tem como finalidade conhecer a diversidade dos solos e biomas dessa região. Resultado de um esforço coletivo, o livro foi escrito para VIII Simpósio Latino-Americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo, que faz parte do Solos Floripa 2023.
O Terraceamento passo a passo
Neste Boletim Didático, os autores, todos técnicos da Epagri, detalham os principais passos necessários para a implantação de terraços associados ao planejamento conservacionista da lavoura, seguindo metodologias sugeridas pela pesquisa e pela extensão rural da Empresa.
O conteúdo está distribuído em três tópicos principais: Diagnóstico das condições ambientais e de manejo da gleba a ser terraceada; Construção dos terraços; Avaliação dos terraços. A obra é ilustrada com fotos, que colaboram na compreensão das etapas relatadas, para construção de terraceamento adequados à realidade de Santa Catarina.
Estimativa de perdas de solo por erosão hídrica
Escrita pelo pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, Álvaro José Back, a obra propõe uma visão sobre a aplicação da equação universal de perdas de solos (EUPS). Nesse sentido, se divide em capítulos que relatam, além da equação em si, a tolerância de perdas de solo, o uso do programa HidroEUPS e um exemplo de uso da EUPS.
Folder Adubação Verde
A publicação se propõe a ser mais uma ferramenta disponibilizada pela Epagri para viabilizar a agricultura conservacionista em Santa Catarina. A adubação verde preconiza o cultivo de plantas para proteger contra a erosão, recuperar, manter ou melhorar a produtividade do solo. Entre o conteúdo que oferece, o material detalha os benefícios da prática na superfície e dentro do solo, informações sobre misturas de sementes e traz um resumo das principais informações para cultivo das espécies de adubos verdes em Santa Catarina.
Salinidade do solo em cultivo protegido
Salinidade é quando o solo apresenta excesso de sais na camada cultivável e prejudica o desenvolvimento do cultivo. Esta cartilha apresenta conceito e causas da salinização, características que tornam um solo salino, efeitos do excesso de sais nas plantas, tolerância das culturas à salinidade, prevenção da salinização e recuperação de solos afetados por sais.
O solo está vivo
Trata-se de uma publicação voltada para o público infantil. Foi uma das obras finalistas no concurso Children’s Book Contest on Soil Biodiversity, lançado em parceria entre a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), a FAO/ONU e a Aliança Global pelos Solos (GSP) para celebrar o Dia Mundial do Solo, em 2020. O material, que tem caráter pedagógico, é fruto da experiência de técnicos do grupo Solo e Água da Epagri que apoiam iniciativas da rede pública de ensino com trabalhos em educação ambiental. Acesse aqui.
Vinhos de Altitude de Santa Catarina
A obra é resultado do trabalho Epagri em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e com a UFSC, e oferece ao setor produtivo as informações e o conhecimento científico necessários para a construção da Indicação Geográfica Vinhos de Altitude de Santa Catarina.
A obra foi organizada pelos pesquisadores Cristina Pandolfo e Fernando Luiz Novaes Vianna, e prefaciada pelo pesquisador Hamilton Vieira Justino, todos da Epagri/Ciram. Os capítulos foram redigidos e revisados por uma equipe multidisciplinar composta por 33 pesquisadores e técnicos das áreas de agronomia, ciências biológicas, economia, enologia, farmácia, geografia, meteorologia e química.
Informações para a imprensa:
Isabela Schwengber, jornalista
Fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902