Encontro em Irineópolis fortalece ações de manejo conservacionista da água e do solo em SC, no dia 24

Irineópolis vai sediar o XI Encontro Planorte Água e Solo, que acontece no dia 24 de agosto, no pavilhão da Igreja Matriz do município. Este evento é realizado anualmente pela Epagri e instituições parceiras com o objetivo de fortalecer as ações e parcerias relacionadas ao manejo conservacionista da água e do solo em Santa Catarina e oportunizar a troca de experiência entre agricultores, estudantes e profissionais da área sobre os projetos de sucesso implantados no Planalto Norte Catarinense.

A programação da manhã inclui palestras sobre agricultura conservacionista, conduzida pelo produtor rural Laercio Dalla Vecchia, e sobre Biomanejo e construção do perfil do solo, com o e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Telmo Jorge Carneiro Amado.

No período da tarde, as atividades serão com práticas nas estações de tecnologia de aplicação, plantabilidade, plantas de cobertura, cisternas, captação de água da chuva, políticas públicas e outorga d’água, além da estação sobre manejo e fertilidade do solo. O evento será das 8h às 17h.

O Encontro Planorte Água e Solo é uma realização conjunta da Epagri, Cidasc, Prefeitura de Irineópolis, Crea, Faesc/Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, Asseaplan e Mútua SC

Palestrantes

O palestrante Laercio Dalla Vecchia é filho de produtores rurais e defende uma agricultura de princípios. Hoje é Campeão Nacional do CESB, obteve produtividade de 118,82 sacas de soja por hectare após recorrer às plantas de cobertura e fertilizantes que não agridem o solo para preservar os nutrientes e obter alimentos mais nutritivos. Essa experiência no campo, que combina sustentabilidade e ganhos de produtividade, é compartilhada por Laercio em palestras e em suas redes sociais.

Telmo Jorge Carneiro Amado é professor titular da UFSM. Tem experiência na área de Manejo e Conservação do Solo, atuando nos seguintes temas: plantio direto, nitrogênio, matéria orgânica, cultura de cobertura, balanço de carbono e agricultura de precisão. Ele possui graduação em Agronomia pela UFSM (1982), mestrado pela UFRGS (1985), doutorado em Ciência do Solo pela UFRGS (1997) e pela Auburn University, EUA (doutorado sanduíche 1997), e pós-doutorado na Kansas State University (KSU), EUA (2008).