Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Efeitos do El Niño em Santa Catarina são destaque na revista científica da Epagri

A última edição da Revista Agropecuária Catarinense (RAC) tem como destaque uma análise dos efeitos do El Niño em Santa Catarina, fenômeno meteorológico que predomina no Estado desde 2023 e deve permanecer nos primeiros meses de 2024. A RAC é uma revista científica editada pela Epagri há 35 anos e pode ser lida gratuitamente no Portal de Publicações da Epagri.

De autoria de meteorologistas da Epagri/Ciram, o texto analisa as características do El Niño, causas e impactos no Brasil, em especial no Sul do País. Os meses de chuvas mais volumosas foram outubro e novembro de 2023, que registraram acumulados muito acima da  média  climatológica  em SC – em cada um dos meses a precipitação superou os  400mm em grande parte dos municípios catarinenses.

Além desse assunto, a RAC também traz um informativo técnico sobre as florações de algas produtoras de toxinas na costa catarinense, em que mostra os grupos de microalgas que mais floresce em SC e quais as toxinas mais comumente detectadas nos moluscos.

Nessa edição o leitor também confere artigos sobre danos de geada em oliveiras jovens, rendimento de grãos de milho e soja em sistemas de produção sustentável e convencional, mercado de sementes da soja catarinense, influência de indutores de brotação em pessegueiro, dentre outros assuntos.

A revista Agropecuária Catarinense publica três edições anuais, nos meses de abril, agosto e dezembro, confira aqui

Interessados em publicar artigos Agropecuária Catarinense devem consultar as normas no site https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/about/submissions. 

Pular para o conteúdo