Confira regiões catarinenses com risco de alagamentos, enxurradas e inundações nos próximos dias

A Epagri e a Defesa Civil atualizaram o conteúdo da nota conjunta, que alerta para as condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina nos próximos dias. A previsão indica dias com temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria. Há risco alto de alagamentos, enxurradas e inundações.

Confira as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento:

Vale do Itajaí
Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira, com aumento gradual nos níveis dos rios durante o final de semana. Segundo os modelos hidrológicos, os níveis de rios podem alcançar entre 10 e 11 metros no município de Rio do Sul, e 10 a 12 metros em Blumenau.

Litoral Sul
Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste
Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre a noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.

Grande Florianópolis
Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta entre domingo e segunda-feira.

Bacias hidrográficas de Santa Catarina

Previsão do tempo

A partir da tarde desta sexta-feira, 6, há condição para temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente do centro ao leste do estado. Já no Litoral Sul e em regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma persistente entre a tarde e a noite. Os totais médios de chuva variam de 20 a 30mm em boa parte do estado e chegam a 50mm no Litoral Sul. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

No sábado, 7, a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao RS, variando de 50 a 100mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo, 8, a chuva se espalha para todas as regiões catarinenses, quando são esperados acumulados entre 70 e 100mm, com pontuais em torno de 150mm, especialmente do centro ao leste do estado.

Entre sexta e domingo o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

O mês de outubro é normalmente mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Neste ano, a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no Estado, conforme destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, Epagri/Ciram, AlertaBlu e Defesa Civil de SC. Durante o mês estão previstos volumes pluviométricos acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendam acompanhamento diário da previsão do tempo e dos avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

(48) 3664-7017COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas)
(48) 3665-5008/5007Epagri/CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)