Concurso de Fotografias Mulher Rural de Otacílio Costa está com inscrições abertas

• Social

Estão abertas até 21 de junho as inscrições para o 1º Concurso de Fotografias Mulher Rural promovido pelo escritório municipal da Epagri em Otacílio Costa. Podem participar agricultoras e suas filhas que residam ou tenham alguma atividade no meio rural do município. A comprovação será feita através do cadastro de beneficiários da Epagri.

Podem participar agricultoras que residam ou tenham atividade rural em Otacílio Costa

As inscrições são gratuitas. Para se inscrever a interessada deve enviar a foto para emotaciliocosta@epagri.sc.gov.br ou no whatsapp (49) 99142-2138. Também é possível fazer a entrega pessoalmente no escritório da Epagri em Otacílio Costa. Não é necessário imprimir a foto, que deve ser entregue nos formatos digitais JPEG, PNG ou BMP. É necessário encaminhar com a foto o nome da fotógrafa, título da foto, telefone de contato e em qual categoria será inscrito o trabalho.

O concurso faz parte da programação do 1º Encontro de Mulheres Rurais de Otacílio Costa, que acontece em 27 de junho.

Categorias

Cada agricultora poderá participar com até três fotografias, sendo no máximo uma em cada categoria. Na categoria “Minha família, minha vida” serão aceitas  fotos de toda ou parte da família em algum momento: fazendo pose, no lazer, orando, descansando, em refeição, cozinhando, etc.

A categoria “Nossa produção e trabalho” compreende fotos da família ou membros trabalhando em alguma atividade rural na propriedade ou da produção. Neste caso, são esperadas fotos de agricultores preparando a terra, plantando, colhendo, ordenhando, fazendo artesanato, costurando, ou de produtos como milho, feijão, hortaliças, queijo, animais, artesanato, lavouras, pastagens, hortas, animais, etc.

Ainda há a categoria “É aqui que vivemos”, que inclui fotos de paisagem, mostrando a propriedade ou parte dela, ou ainda retratando algum lugar que expresse as belezas naturais de Otacílio Costas. Todas as fotos inscritas também vão concorrer na categoria “Júri Popular”.

Avaliação e premiação

A avaliação das concorrentes será feita pela comissão julgadora, formada por quatro pessoas representando a Epagri, prefeitura municipal, JP Engenharia e Fundação Cultural.

A comissão vai avaliar o posicionamento correto da foto para o tema reproduzido (retrato ou paisagem), se a imagem está de acordo com a categoria inscrita, além de criatividade, originalidade e beleza estética. Também serão considerados critérios de qualidade do trabalho inscrito: resolução, desfoque e nitidez de cores.

As fotos serão pontuadas de acordo com cada critério e a que somar mais pontos será a vencedora da categoria. Em caso de empate, será considerada vencedora a agricultora de maior idade. No caso da categoria Júri Popular, a escolha da vencedora será feita por todas os participantes do 1º Encontro de Mulheres Rurais de Otacílio Costa, que poderão votar em três fotografias.

A divulgação das vencedoras acontece em 27 de junho, durante o 1º Encontro de Mulheres Rurais de Otacílio Costa. O primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria receberão certificado e troféu. As demais inscritas receberão certificado de participação.

Todas as fotos participantes do concurso serão expostas durante o Encontro. Também poderão ser exibidas em mídias da Epagri ou da prefeitura.

O regulamento e mais informações sobre o concurso podem ser obtidos no escritório da Epagri em Otacílio Costa: Av. Vidal Ramos Junior, 228, bairro Centro Administrativo / (49) 32218030 / emotaciliocosta@epagri.sc.gov.br.