Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Com apoio da Epagri, cooperativa de Massaranduba inaugura unidade de processamento de bananas

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba (Cooperbam) comemorou 12 anos de fundação no dia 20 de outubro, com a inauguração de uma unidade de processamento de bananas. A Epagri, que apoiou tanto a fundação da Cooperativa, quanto a instalação da unidade de beneficiamento, esteve presente no evento. 

Cerimônia de inauguração teve participação da Epagri (Fotos: Divulgação Cooperbam)

Hector Silvio Haverroth, Gerente Regional da Epagri em Joinville, explica que o apoio da Empresa se traduziu em auxílio na definição do layout da agroindústria, dos equipamentos a serem adquiridos e dos produtos a serem processados. A Epagri também foi essencial na captação de recursos para financiamento, na elaboração de projeto estruturante para o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), no acompanhamento da obra, dentre outros itens.

De acordo com Hector, a Cooperativa foi fundada em 20 de outubro de 2011 após muito diálogo na Associação de Produtores de Banana de Massaranduba (Aprobam), incentivado pela extensão da Epagri e por várias instituições. O objetivo principal era melhorar o mercado de bananas dos cooperados e o processamento de excedentes de produção.

A Cooperbam veio se aperfeiçoando ao longo do tempo na comercialização de bananas climatizadas, atendendo algumas redes de supermercados do Oeste de SC e do Paraná, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em vários municípios e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da Conab. Conta atualmente com 48 cooperados, 30 empregados diretos e 10 terceirizados, estrutura para administração, climatização das bananas, logística de recebimento e expedição e caminhões para transporte da produção. 

A unidade de processamento de bananas recém-inaugurada está estruturada para produção de bananas passa, polpa de banana e, a partir desses, desenvolvimento de vários produtos para o mercado, como mariolas, balas e mousse. Deve gerar 11 empregos diretos inicialmente, com possibilidade de ampliar em breve. 

Melhora na renda

Com a nova estrutura, a cooperativa irá reduzir perdas com o mercado de bananas climatizadas, dando destino a todas as bananas produzidas pelos cooperados, conforme classificação. O reflexo será a melhora na rentabilidade da Cooperativa e dos cooperados. No âmbito social, a nova unidade vai ampliar a tributação, além de gerar empregos diretos e indiretos, colaborando com a comunidade. 

O gerente da Epagri, Hector Haverroth (à esquerda) descerra a placa inaugural ao lado ao presidente da Cooperbam, Célio Jaroczinski

“A Epagri foi muito valorizada [na cerimônia de inauguração] e reconhecida por ser parceira, desde a estruturação para a fundação da Cooperbam, até a busca de mercados, de recursos para a estruturação e apoio nas tomadas de decisões ao longo do tempo”, relata Hector.

Além do gerente regional, a Epagri foi representada no evento pelo diretor institucional Célio Haverroth e pelos extensionistas Maria Luiza Tomazi Pereira e Henrique Tirolli Rett. 

Pular para o conteúdo