Capacitação da Epagri impulsiona sonhos empreendedores de agricultoras de Guatambu, no Oeste de SC

• Social

A Epagri formou no dia 4 de outubro 20 mulheres do Oeste de Santa Catarina no curso Flor-e-Ser. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Empresa em Chapecó. A capacitação visa “oferecer um espaço exclusivo para que mulheres se sintam à vontade, possam se encontrar, dialogar sobre seus desafios e suas potencialidades, trocar experiências e se qualificar para melhor se inserir no mercado atual”, explica Dirceu Junior Ferri, extensionista da Epagri em Guatambu. O curso teve parceria de diversas entidades, entre elas as prefeituras locais.

Jaqueline Ferreira (3ª em pé a partir da esquerda) e Cristiane da Roza (4ª abaixada a partir da esquerda) se formaram no curso ao lado de outras 18 outras agricultoras da região (Fotos: Divulgação / Epagri)

Dirceu destaca a satisfação das duas agricultoras de Guatambu que participaram do curso. Cristiane Maria Taffarel da Roza, da Linha Porto Chalana, entende que todas as mulheres rurais deveriam ter a oportunidade de participar da capacitação, pois, segundo ela, “é um curso libertador, que, além do conhecimento técnico, oferece convívio social com agricultoras de outros municípios da região, o que torna o curso um evento com experiências muito enriquecedoras”. Ela destaca o despertar de sua visão empreendedora como um dos pontos altos das aulas. “Foi maravilhoso participar desse curso, ele abriu a minha visão para novas oportunidades de renda na propriedade”, relata. Cristiane acredita que todas as mulheres agricultoras podem e têm a capacidade de serem protagonistas de um empreendimento rural familiar.

A agricultora Jaqueline Ferreira encara o curso como um divisor de águas na vida da sua família, que sempre sonhou em viver da agricultura. Jaqueline vem do meio urbano e casou-se com Odair, filho de agricultores que estava trabalhando na cidade. Com a chegada do terceiro filho, o sonho de estar no campo ficou ainda maior, e eles optaram pela vida rural, apostando na elevação da qualidade de vida. “O curso Flor-e-Ser trouxe essa segurança necessária, com informações técnicas e também o incentivo financeiro, além de toda a assistência necessária na propriedade para decidir fazer o que a gente sempre almejou, que é viver da agricultura familiar, da nossa propriedade, da nossa terra. Agora temos segurança em fazer um investimento aqui “, relata.

Oportunidade excelente

Dirceu entende que o curso é uma excelente oportunidade para que as mulheres agricultoras possam ser valorizadas de acordo com sua importância para toda a sociedade. “Oferecer capacitações e apoio para as agricultoras de forma gratuita e com a qualidade da marca Epagri é de suma importância, tanto para o campo quanto para a cidade. E ver a felicidade das mulheres que participaram deste curso e que estão tirando do papel um sonho e implantando nas suas propriedades um empreendimento com nosso apoio é o que mais motiva neste trabalho” detalha o extensionista.

A partir da esquerda: Cristiane, Dirceu e Jaqueline, no dia da formatura

Guatambu conta com três vagas para a edição 2024 do curso Flor-e-Ser. As inscrições podem ser feitas até 15 de dezembro, no escritório da Epagri no município. As aulas são realizadas em seis etapas de dois dias cada, entre abril e setembro, no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó. “Vale ressaltar que todo o curso, estadia e alimentação são gratuitos e o transporte até Chapecó é oferecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guatambu, sem custo para as participantes”. lembra Dirceu.

O curso Flor-e-Ser  é dividido em módulos a partir de temáticas centrais, entre elas, autoestima, empoderamento, organização, associativismo, cooperativismo, gestão, protagonismo, empreendedorismo, processo decisório, tradição e inovação, liderança, sonhos em prática, plano de negócios. A proposta metodológica considera as participantes protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem vivenciados coletivamente, em que teoria e prática caminham juntas em um exercício contínuo de ação-reflexão-ação voltado ao crescimento pessoal e do grupo.