Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Apicultores de Timbó Grande e Lebon Régis podem se inscrever na oficina de produção de cera, que acontece em 23 de maio

Apicultores de Timbó Grande e Lebon Régis já podem se inscrever na oficina de produção de cera que acontece no dia 23 de maio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos escritórios da Epagri dos dois municípios. 

20 apicultores participaram de oficina de produção de própolis, em 24 de abril (Fotos: Divulgação / Epagri)

A oficina vai acontecer na propriedade de Lucas Ruth Furtado, que fica no limite entre Timbó Grande e Lebon Régis e é uma Unidade de Referência Técnica (URT) em apicultura. URTs são propriedades selecionadas pela Epagri para implantação de tecnologias, que depois servirão de modelo para outros produtores.

A propriedade de Lucas foi o cenário de uma oficina de produção de própolis realizada em 24 de abril e que reuniu 20 participantes de Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília. O evento foi uma parceria da Epagri com o Senar, instituição da qual Lucas é técnico. Foi ele também quem fez a maior parte da apresentação prática da oficina. “A URT tem um apiário didático, o que facilita muito a capacitação”, afirma Ari José Galesk, extensionista rural da Epagri em Timbó Grande e um dos organizadores do evento. 

Nova oportunidade de renda

De acordo com Ari, a produção de própolis é uma nova oportunidade de renda para os apicultores locais. “É muito comum na nossa região que os apicultores estejam focados na produção de mel e, na realidade, o produtor tem que ter outras opções de renda, como a própolis”, avalia o extensionista. “Em outras regiões do Brasil a produção de própolis é muito forte e na nossa região ela está ainda iniciando, nós precisamos capacitar esses produtores”, argumenta. 

Oficina de produção de própolis teve atividades práticas

A oficina abordou aspectos práticos, desde o apiário até a produção caseira do extrato. Os participantes chegaram a produzir própolis durante a oficina. O líder do projeto de apicultura da Epagri na região, engenheiro-agrônomo Maurício Prates, também contribuiu com a sua experiência para a formação dos produtores, além de ter agido para mobilização do público interessado. André Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador, foi o responsável pela maior parte da capacitação teórica. 

Os participantes da oficina também receberam informações sobre as políticas públicas do Estado para a apicultura, como o Programa Kit Apicultura e o Poliniza SC. “São ferramentas de apoio para o crescimento da atividade nas propriedades de quem está buscando qualificação”, pondera Ari.

Já está marcada para 23 de outubro, uma nova oficina, desta vez para ensinar os apicultores a produzirem pólen. Só em Timbó Grande são cerca de 50 apicultores e meliponicultores, público alvo das capacitações promovidas pela Epagri. 

Serviço
O que: oficina de produção de cera
Quando: dia 23 de maio
Onde: em propriedade que fica no limite entre Timbó Grande e Lebon Régis
Inscrições e informações: escritórios da Epagri em Lebon Régis (49) 3561-6864 ou Timbó Grande (49) 3561-5998

Pular para o conteúdo