2º Encontro dos Arrozeiros de Meleiro será dia 14 de junho

• Grãos

Cerca de 100 pessoas são esperadas para o 2º Encontro dos Arrozeiros de Meleiro, que será realizado no dia 14 de junho pela Epagri com o apoio prefeitura, no Pavilhão do Arroz, no município. O evento é gratuito, mas os interessados devem se inscrever previamente no escritório da Epagri pelo telefone/whatsApp (48) 3529-0325.

A programação será das 8h30min às 12h e conta com duas palestras com pesquisadores da Epagri:  “Manejo integrado de plantas daninhas em arroz irrigado”, com José Alberto Noldin (Estação Experimental em Itajaí) e ”Climatologia para a produção de arroz no Sul de SC”, com márcio Sônego (Estação Experimental de Urussanga).

O encontro está sendo organizado pela extensionista rural de Meleiro, Analice Zaccaron Meurer, e pela vereadora Morgana de Almeida Figueredo, jovem egressa do curso de jovens da Epagri. “A rizicultura é a principal atividade agrícola do município. Meleiro possui aproximadamente 11 mil hectares com o grão, com centenas de produtores além de cooperativas e indústrias”, diz a extensionista, mostrando a importância do evento.

O primeiro encontro dos arrozeiros de Meleiro foi realizado em 2022 (Foto: Epagri/Divulgação)

Analice relata que a ideia do encontro surgiu em 2022, quando Morgana, filha de produtores de arroz, participou do Curso de Jovens do Arroz e teve a oportunidade de aprender mais sobre a cultura. Após a capacitação, ela quis compartilhar os conhecimentos com o maior número possível de agricultores do município. A agricultora levou a ideia para a extensionista Analice e juntas organizaram o primeiro encontro, em 2022. “Devido ao sucesso desse primeiro encontro, decidimos organizar a segunda edição”, diz a extensionista.

• O que: 2º Encontro dos Arrozeiros de Meleiro
  • Quando: Quarta-feira, 12 de junho, das 8h30min às 12h
  • Onde: no Pavilhão do Arroz, no centro de Meleiro
  • Inscrições: escritório da Epagri em Meleiro pelo telefone/whatsApp (48) 3529-0325
  • Informações e entrevistas: Analice Zaccaron Meurer, extensioista rural da Epagri em Meleiro, coordenadora do evento, pelo fone (48) 3529-0325.

A seguir, conheça o Programa de Melhoramento de Arroz Irrigado da Epagri.