Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Simpósio Brasileiro de Pitaias acontece em Criciúma, de 6 a 8 de março

O cenário agrícola brasileiro se prepara para receber o  III Simpósio Brasileiro e I Encontro Latino-americano das Pitaias, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, em Criciúma, no Sul Catarinense. Com a pitaia ganhando destaque na agricultura brasileira devido ao seu potencial econômico e nutricional, o evento se torna uma plataforma importante para a troca de experiências e a disseminação de práticas inovadoras.

O evento visa fortalecer a cadeia produtiva da pitaia no Brasil (Foto: Divulgação Epagri)

O simpósio e o encontro são uma promoção da Associação Brasileira de Produtores de Pitaia (Appibras) e da Epagri, e vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores e entusiastas para discutir e compartilhar conhecimentos sobre o cultivo e a comercialização da pitaia no País.

A programação conta com palestras sobre o cultivo, manejo, tecnologias e tendências de mercado relacionadas à pitaia. Com isso, o evento busca promover o compartilhamento de experiências entre produtores locais e regionais, proporcionando uma visão prática do setor.

III Simpósio Brasileiro de Pitaias

O simpósio visa fortalecer a cadeia produtiva da pitaia no Brasil, impulsionando a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola. A organização do evento está empenhada em proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os participantes, contribuindo para o crescimento e sucesso contínuo da produção de pitayas no país.

O Terceiro Simpósio Brasileiro de Pitaias é um evento anual dedicado à promoção do conhecimento, inovação e colaboração na produção e comercialização da fruta no Brasil. Reunindo uma comunidade diversificada de profissionais do setor, o evento é uma oportunidade para aprender, compartilhar experiências e impulsionar o desenvolvimento sustentável da cultura da pitaia no país.

Os interessados em participar do Terceiro Simpósio Brasileiro de Pitaias podem encontrar informações detalhadas e realizar inscrições no site oficial do evento.

Produção de pitaia em SC

Para a safra 2023/2024 de pitaia, a Epagri/Cepa estima uma produção em torno de 5 mil toneladas, mil a mais que na anterior. A movimentação financeira está estimada em torno de R$12 milhões. O Estado tem cerca de 240 famílias envolvidas com o cultivo de fruta. Elas estão concentradas no Sul do Estado, região responsável por 90% da produção catarinense. São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio são os municípios que mais se destacam nessa cadeia produtiva.

A área de cultivo está em torno de 300 hectares, com lavouras de diferentes idades. “Quando todas as plantas estiverem adultas, a expectativa é de que tenhamos uma produção estadual entre 6 e 9 mil toneladas, com potencial valor bruto de produção de  R$15 milhões”, prevê Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense.

Serviço:

O que: Terceiro Simpósio Brasileiro de Pitaias e I Encontro Latino-americano das Pitaias

Quando: De 6 a 8 de março

Onde: Associação Empresarial de Criciúma – Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 – Bairro Próspera, Criciúma – SC

Inscrições: no site oficial do evento

Pular para o conteúdo