Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Colheita da pitaia em Santa Catarina: abertura oficial será em Turvo, dia 9 de fevereiro

Na próxima sexta-feira, 9, um dia de campo na propriedade do casal de agricultores Manoel e Ivonete Nagildo, em Turvo, abre oficialmente a colheita da pitaia em Santa Catarina. O evento será das 8h30min às 11h30min, e não precisa de inscrição prévia. São esperadas cerca de 80 pessoas, entre produtores, consumidores e técnicos de todo o Estado.

colheita da pitaia em Santa Catarina
Objetivo do evento é trazer informações técnicas ao fruticultor catarinense e incentivar o consumo da pitaia no Estado (Foto: Mafalda Press)

Segundo o extensionista rural Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, além de trazer informações que auxiliam o fruticultor de SC, o evento tem como objetivo incentivar o consumo da pitaia no Estado. Para isso, o dia de campo terá três estações onde técnicos vão falar sobre o distúrbios fisiológicos e controle de pragas no cultivo da pitaia, mercado e distribuição da fruta, e incentivo ao consumo.

O evento é uma realização da Epagri, prefeitura de Turvo, Coopervalesul e Instituto Federal Catarinense – campus Santa Rosa do Sul, com apoio da Olin Agro, Univesidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Associação Brasileira de Produtores de Pitaia (Appibras).

Produção de pitaia em SC

colheita da pitaia em Santa Catarina
SC espera colher 5 mil toneladas de pitaia na atual safra (Foto: Ricardo Martins/Epagri)

Para a atual safra de pitaia, a Epagri/Cepa estima uma produção em torno de 5 mil toneladas, mil a mais que na anterior. A movimentação financeira está estimada em torno de R$12 milhões. O Estado tem cerca de 240 famílias envolvidas com o cultivo de fruta. Elas estão concentradas no Sul do Estado, região responsável por 90% da produção catarinense. São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio são os municípios que mais se destacam nessa cadeia produtiva.

A área de cultivo está em torno de 300 hectares, com lavouras de diferentes idades. “Quando todas as plantas estiverem adultas, a expectativa é de que tenhamos uma produção estadual entre 6 e 9 mil toneladas, com potencial valor bruto de produção de  R$15 milhões”, prevê o extensionista rural Diego.

Ele relata que as variedades mais plantadas são Vietnamese White e também a branca comum. Mas o Estado tem perspectiva de cultivar também outras variedades, como as que possuem polpa colorida (rosa e vermelha), e as que produzem mais de uma vez no ano, como a amarela colombiana e a Palora.

Serviço:

O que: II Abertura oficial da colheita da pitaia em Santa Catarina

Quando: sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024, das 8h30m às 11h30min

Onde: propriedade do casal Manoel e Ivonete Nagildo, Comunidade de Linha Contessi, Turvo, SC

Mais informações e entrevistas:  Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, fone/WhatsApp: (48) 3403-1094

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora da comunicação/Epagri, pelos fones (48) 3665-5407 / 99167-3902

Confira algumas imagens da colheita da pitala no Sul Catarinense e informações sobre o cultivo da fruta no Estado.

Pular para o conteúdo