Gestão 2019/22: modernização na informática da Epagri traz agilidade e economiza recursos

Entre 2019 e 2022, a Epagri investiu alto na compra de equipamentos de informática. Cláudio César Reiter, gerente do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia da Informação destaca que, com a aquisição de notebooks, cada escritório municipal da Epagri conta com pelo menos um equipamento dessa natureza, que representa um apoio fundamental para a extensão rural e pesqueira. A Epagri conta com escritórios em quase todos os municípios do Estado.

Redução do parque e dispensa de necessidade de atualização dos equipamentos proporcionou economia de mais de R$ 5 milhões (Foto: Aires Mariga / Epagri)

Nos últimos quatro anos, a Empresa também modernizou seu parque de equipamentos de TI. O resultado foi a redução de 905 máquinas até outubro, cujo total caiu de 2.355 para 1.450. “Esse processo permitiu ganhos ofertados pela melhor capacidade e desempenho dos novos equipamentos, sem causar prejuízos aos trabalhos executados”, destaca Cláudio. Ele conta que as 760 novas máquinas (600 notebooks e 160 estações de trabalho) permitiram a atualização de mais de 50% do parque de equipamentos de TI da Epagri. “Com a redução do parque e a dispensa de necessidade de atualização dos equipamentos, proporcionamos uma economia de mais de R$5 milhões”, conta o gerente.

Outro investimento importante em informática foi a aquisição de 19 servidores, que são computadores de alto desempenho. Desse total, oito foram destinados ao processamento dos sistemas corporativos e 11 para processamento científico, para uso principalmente nas demandas da Epagri/Ciram. Além de aumentar a capacidade de processamento, o investimento permitiu a substituição de equipamentos fora de garantia e obsoletos.

A Epagri também dobrou neste período sua capacidade de armazenamento de dados (storage), com a compra de uma solução com 120 Terabytes de memória. “Além da maior capacidade de armazenamento de informações, a tecnologia proporciona maior velocidade no acesso aos dados”, explica o gerente.

Com a modernização dos servidores e ampliação do storage, a Epagri está agora implantando em seu datacenter um anel redundante de alta velocidade (40 Gbps), que vai interligar os servidores (10 Gbps), melhorando assim a comunicação entre os sistemas e com os dados corporativos.

A Epagri também investiu nos últimos quatro anos na otimização dos serviços de impressão. Contrato celebrado com nova empresa reduziu para 374 impressoras, integrando-se assim, efetivamente, ao programa estadual Governo Sem Papel.

O provimento de internet da Epagri na sede e outras unidades Florianópolis é baseado em fibra óptica, com dupla abordagem e, nos últimos quatro anos, a velocidade foi elevada para 10 Gbps. As tecnologias empregadas no provimento têm proporcionado uma disponibilidade de 99,99% de internet nos últimos 12 meses.

O departamento de TI também viabilizou, nos últimos quatro anos, a substituição da ferramenta Google G-Suite pela Google Workspace, o que implicou na redução do número de contas em uso e ampliação dos recursos disponíveis. Foi intensificado o foco no armazenamento das informações corporativas em nuvem (Google Drive) e ênfase em trabalho colaborativo. Deste modo, os arquivos com informações dos trabalhos de cada colaborador ficam independentes das estações de trabalho, facilitando a mobilidade e diminuindo o impacto por eventual indisponibilidade de equipamentos.

Outra providência relevante foi a ampliação do tempo de contratação de serviços e produtos essenciais, de 12 para 60 meses, o que resulta em economia de recursos e menos burocracia com renovações anuais. Licenças de softwares e garantias de equipamentos são alguns dos exemplos dessa ação.

O Sistema Administrativo Financeiro (SAFI) foi modernizado, com gradual migração de módulos para a intranet e acesso web. Também foram implementadas melhorias nos sistemas técnicos, com atualização de alguns módulos. O sistema de colaboradores recebeu aperfeiçoamentos, tanto para facilitar o acesso dos interessados às suas informações e demandas – como licença especial, por exemplo – como no processo de avaliação funcional.

Esta matéria compõe uma série de reportagens com o balanço do trabalho da Epagri nos últimos quatro anos, confira nossos resultados em extensãopesquisapolíticas públicasinvestimentosmodernização da gestão e comunicação.