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BLOG-Epagri

Gestão 2019/22: Epagri impulsiona alcance da comunicação

Nos últimos quatro anos, a Epagri apostou nas suas ferramentas de comunicação com a sociedade para fortalecer ainda mais sua imagem e credibilidade nos meios urbanos e rural.

Canal da Epagri no YouTube chegou a 100 mil inscritos em 2020 (Foto: Arquivo / Epagri)

O canal da Epagri no YouTube alcançou a marca dos 100 mil inscritos em 2020, quando recebeu placa comemorativa da plataforma certificando a conquista. Em outubro de 2022, o número de inscritos já chegava a 289 mil, com mais de 30 milhões de visualizações. São mais de mil vídeos com reportagens sobre conhecimento técnico e dicas práticas. O conteúdo disponibilizado no YouTube é veiculado no SC Agricultura, programa de TV da Epagri transmitido semanalmente em rede nacional por meio de 21 emissoras parceiras.

As redes sociais da Epagri experimentaram franco crescimento nos últimos anos, impulsionadas por um trabalho direcionado para os públicos específicos das plataformas. Entre 2019 e 2022, o número de seguidores da Epagri no Instagram subiu de 4,5 mil para 24,3 mil, com alcance semanal de 10 mil pessoas. A evolução do LinkedIn no período foi semelhante, com um salto de 2,9 mil para 15,5 mil seguidores. A Epagri ainda está presente no Facebook, com 47 mil seguidores, e no Twitter com 2,3 mil seguidores.

A revista Agropecuária Catarinense (RAC) foi outra ferramenta de comunicação da Epagri que passou por amplas melhorias desde 2019. Em 2020 uma mudança editorial transformou o conteúdo em totalmente científico, espaço que antes era dividido com matérias jornalísticas. Neste mesmo ano a publicação migrou totalmente para o formato digital, deixando de ser impressa.

Essas mudanças impactaram diretamente no aumento da repercussão e credibilidade da revista. Em 2019 ela tinha três indexadores, em 2022 esse índice chegou a 11, com alguns bem significativos, como o DOAJ, Latindex e Periódicos da Capes. Os indexadores são como selos de qualidade das revistas científicas, sendo definitivos na escolha pelos autores.

“Para a Epagri, o crescimento desses indexadores significa muito em termos de reputação de suas publicações, a exemplo de outras importantes instituições de pesquisa que têm revistas de qualidade. Para os leitores e a comunidade científica, significa a segurança de acessar um conteúdo que passou um processo de revisão confiável, bem preparado e de fácil acesso”, descreve Luiz Augusto Martins Peruch, editor técnico da RAC. Ele destaca ainda a verificação anti-plágio de todos os artigos publicados, atração de autores internacionais e aumento de participação de editores externos à Epagri como outros exemplos da evolução da revista nos últimos quatro anos.

Esta matéria compõe uma série de reportagens com o balanço do trabalho da Epagri nos últimos quatro anos, confira nossos resultados em extensão, pesquisa, políticas públicas, investimentos, informática e modernização da gestão.

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