Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Evento discute segurança alimentar com agricultura de baixo carbono e conservacionista

Mais de 700 pessoas estão reunidas em Chapecó nos dias 19 e 20 de julho para o I Encontro de Agricultura Regenerativa, que está discutindo um modelo de agricultura que alia a segurança alimentar com a agricultura de baixo carbono e conservacionista. Os participantes são de diferentes estados brasileiros – em especial da região Sul – além de agricultores do Paraguai e da Argentina.

Os participantes são de diferentes estados brasileiros – em especial da região Sul – além de agricultores do Paraguai e da Argentina (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Para o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o planeta precisa de um modelo agrícola que não apenas alimente a crescente população humana com produtos diversificados e de alta qualidade, mas que o faça de uma maneira que reconstrói, em vez de degradar os ecossistemas. “Esta é a proposta da agricultura regenerativa, que temos orgulho de dizer que a Epagri promove ao  desenvolver e transferir diferentes práticas agrícolas conservacionistas aos agricultores familiares de Santa Catarina”, ressalta Dirceu.

Como exemplo ele cita o Sistema Plantio Direto, a Produção de Leite à Base de Pasto, o pastejo rotacionado, o melhoramento genético para lançamento de variedades mais resistentes às doenças e consequentemente menos dependentes de insumos químicos, os sistemas agrossilvipastoris, a rotação de culturas, o terraceamento, entre outras.

“Em fevereiro deste ano Santa Catarina  assumiu o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito para a próxima década o instituir o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC). O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de 86,78 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de US$4 bilhões até 2030. Com as práticas que já adotamos no campo, com certeza vamos atingir essa meta”, assegura presidente da Epagri.

A programação conta com palestras e casos de sucesso, além de um dia de campo em uma propriedade referência em agricultura regenerativa (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Dirceu participou da programação do primeiro dia do evento. Dentre as autoridades presentes na abertura também estavam a deputada federal Caroline de  Toni, o secretário de Desenvolvimento Rural de Chapecó Mauro Zandavalli, o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos Neivor Canton, o produtor rural Rodrigo Aléssio, representando a fazenda Banhado Verde, e o gerente regional da Epagri em Chapecó, Mario Alessio.

programação do I Encontro de Agricultura Regenerativa conta com palestras e casos de sucesso, além de um dia de campo na fazenda Banhado Verde, propriedade que adota boas práticas de manejo na produção de grãos e é referência em agricultura regenerativa. No primeiro dia de evento também houve o pré-lançamento de publicações da Epagri e o lançamento dos selos comemorativos dos 75 anos de pesquisa agropecuária no Oeste Catarinense e de 40 anos de criação da Epagri/Cepaf.

Busca por conhecimento

O evento reuniu produtores em busca de mais conhecimento para aplicar em suas propriedades. Uma delas é a engenheira-agrônoma Angela Taffarel, de Guatambu, Oeste Catarinense. Ela e o pai comandam uma propriedade de produção de leite, que dedica 25 hectares para o cultivo de grãos para alimentar os animais. Nessa área ela pratica o Plantio Direto e a rotação de culturas, mas está sempre em busca de novas práticas para melhorar o solo. “Ouvir as experiências de sucesso dos agricultores nos encoraja a pensar de uma forma diferente e fazer uma agricultura diferente”, diz ela.

Ivair veio da Bahia em busca de mais conhecimento para implementar na produção de grãos (Foto: Divulgação/Epagri)

Outro participante é o engenheiro-agrônomo Ivair Rodrigues, que viajou mais de 2,4 mil quilômetros para o evento. Ele veio do município baiano de Formosa do Rio Preto em busca de mais informações sobre forrageiras para a propriedade onde atua como técnico responsável e que sofre com a baixa quantidade de chuva, comum em áreas de Cerrado. Em uma área de mais de 7 mil hectares, a propriedade se dedica à produção de soja e milho (5,7 mil ha) e pecuária de corte (1,7 mil hectares). “Há quatro anos introduzimos o Plantio Direto, o uso de adubos verde e o controle biológico de pragas e doenças. Percebemos que essas práticas são mais eficientes que os métodos tradicionais, como a aplicação de agroquímicos”, diz ele.

Publicações

No evento foram apresentadas as seguintes publicações produzidas pela Epagri com temas relacionados à agricultura regenerativa:

Boletim didático: O terraceamento passo a passo: guia completo sobre o terraceamento, em que explica como essa prática pode complementar o manejo conservacionista do solo e da água, além de repassar dicas para implementação na propriedade. Autores: Marcelo Henrique Bassani, Juliano Gonçalves Garcez, Delcio Rudinei Bortolanza, Jeferson João Soccol, Maico Perghe,r Murilo Renan Mota, Júlio César Ramos, Leandro do Prado Wildner e Juliane Garcia Knapik Justen.

Estimativas de perda de solo por erosão hídrica: apresenta os principais métodos de estimativa e serve como manual para HidroEUPS, orientando a escolha da melhor técnica de conservação do solo e da água para determinadas condições específicas. Autor: Álvaro Jose Back

Salinidade em cultivo protegido: apresenta as principais causas que levam à salinização do solo e o manejo que o agricultor deve adotar para contornar esse problema. Autores: Rafael Gustavo Ferreira Morales, Eneide Barth e Rafael Cantú

Folder adubação verde: resume as principais informações para o cultivo das espécies de adubos verdes em Santa Catarina.

Selo comemorativo

Durante o evento o presidente da Epagri lançou os selos comemorativos dos 75 anos de pesquisa agropecuária no Oeste Catarinense e de 40 anos de criação da Epagri/Cepaf (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Em 2023 a Epagri comemora 75 anos da pesquisa agropecuária no Oeste de Santa Catarina e 40 anos de criação do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), uma das 13 unidades de pesquisa da Empresa no Estado. O Cepaf atua nas áreas de grãos, pecuária leiteira, fruticultura, solos, fitossanidade, florestas e socioeconomia.

“Com essa comemoração queremos valorizar a pesquisa agropecuária regional e celebrar nosso apoio ao agricultor, aos profissionais da área, aos estudantes e principalmente conscientizar a população urbana sobre a importância da pesquisa agropecuária para a sustentabilidade e a competitividade dos sistemas produtivos que proporcionam o alimento na nossa mesa”, diz o gerente da Epagri/Cepag, Vagner Portes.

I Encontro de Agricultura Regenerativa é organizado pela Epagri em parceria com a Prefeitura de Chapecó, a Fazenda Banhado Verde e Secretaria de Estado da Agricultura, a AEAGRO e a AEAGRI, com apoio de uma série de instituições. Confira a programação do evento aqui.

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista

Fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902

Pular para o conteúdo