Epagri participa de seminário de climatologia durante a Expo Concórdia

A Epagri/Ciram foi uma das instituições presentes na Expo Concórdia 2023, que recebeu mais de meio milhão de pessoas entre 1º e 10 de setembro, no Parque de Exposição do município. A instituição participou do Seminário Regional Climatologia e Defesa Civil, realizado no dia 8, paralelamente ao evento central.

Guilherme Xavier de Miranda Junior, pesquisador da Epagri/Ciram, foi um dos palestrantes (Foto: Divulgação / Epagri)

O pesquisador da Epagri/Ciram, Guilherme Xavier de Miranda Junior, foi um dos palestrantes do Seminário. Ele falou sobre as ações preventivas de mitigação na cadeia produtiva. Guilherme lembra que a troca de experiência técnica entre os municípios da região, o estado – através da Epagri –  e a União – por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) – “é fundamental para que as futuras ações municipais venham ao encontro das necessidades das cadeias produtivas do setor agropecuário e das políticas públicas estaduais e federais”.

O Seminário foi realizado pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai de Santa Catarina (Amauc), prefeitura de Concórdia e Colegiado Regional de Defesa Civil da Amauc. A plateia foi formada por meteorologistas e pesquisadores. As discussões giraram em torno dos fenômenos climáticos e seus impactos para a região.

O evento teve ainda como palestrante o meteorologista e climatologista Leandro Puchalski, que forneceu informações sobre o Fenômeno El Niño, suas consequências e prognósticos. O seminário foi finalizado pela palestra de Rosane Duque Estrada, Coordenadora de Monitoramento e Alerta do Cenad. Ela abordou a importância do monitoramento na preparação e resposta a desastres naturais.

Para Guilherme, “este tipo de evento é fundamental para estabelecer os papéis das instituições do Poder Executivo, entre União, Estado e municípios, e quais as ações preventivas de mitigação podem ser adotadas na cadeia produtiva, principalmente do setor agropecuário”.

A Epagri também esteve presente com estande na Expo Concórdia 2023.