Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri inaugura unidade didática de silo secador e lança cultivar de feijão nesta quarta-feira, 14, em Pinhalzinho

A Epagri marca presença na 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, levando duas importantes tecnologias ao agricultor familiar: lançamento do cultivar de feijão do grupo carioca  SCS207 Querência e inauguração da unidade didática do silo secador com ar natural.  O evento será no dia 14 de fevereiro, às 8h30min, no estande da Empresa instalado no Parque de Exposições da Itaipu, aberto a todos os participantes da feira.

Silo secador com ar natural

Na unidade didática será possível observar o funcionamento, a estrutura utilizada e o mecanismo de medição da temperatura e umidade da massa de milho (Foto: Divulgação/Epagri)

O silo secador de grãos é uma tecnologia muito apropriada para a agricultura familiar, pois possibilita que o agricultor mantenha a qualidade do grão  e possa comercializar a produção quando o preço estiver melhor, dando a ele autonomia e economia. A unidade didática instalada no Parque de Exposições da Itaipu vai permitir que a divulgação da tecnologia seja ampliada entre produtores rurais.

Este modelo de silo secador foi desenvolvido pela Emater do Rio Grande do Sul. A unidade didática tem 2m de diâmetro, capacidade instalada de 40 sacas e conta com a estrutura de motor e ventilador, caracol para descarga do milho e espaço com vidro para o público visualizar o espaço interno. Durante o evento, os participantes da feira poderão esclarecer dúvidas com a equipe técnica da Epagri, que estará no local para repassar orientações a quem tiver interesse em construir o silo na propriedade.  

“Nesta unidade didática será possível observar o funcionamento, a estrutura de alvenaria e ferragem usada, a estrutura de madeira e o mecanismo de medição da temperatura e umidade da massa de milho. Também estaremos em parceria com o IFSC de Chapecó, mostrando o mecanismo de acompanhamento da temperatura da massa do milho via online no celular”, explica o extensionista rural da Epagri em São Carlos, Paulo Cesar Menoncini.

O aplicativo para fazer monitoramento remoto do processo de secagem e manutenção de grãos foi desenvolvido pelo IFSC e que está sendo testado pela Epagri em propriedade rural de São Carlos. “Além de monitorar a temperatura e volume da massa, este sistema também permite ao agricultor acionar ou desligar o motor do ventilador”, revela Menoncini.

Feijão SCS207 Querência

O SCS207 Querência se destaca pelo o elevado potencial para o rendimento de grãos, superando os 4,8 mil kg de grãos produzidos por hectare de cultivo (Foto: Aires Mariga/Epagri)

O novo cultivar de feijão foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf) e é indicado para cultivo nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo o pesquisador Sydney A. F. Kavalco, um dos diferenciais do SCS207 Querência é o elevado potencial para o rendimento de grãos, superando os 4,8 mil kg de grãos produzidos por hectare de cultivo.

O cultivar também possui maior estabilidade e adaptabilidade para cultivo, o que possibilita seu uso nos períodos de safra e safrinha em toda região Sul-brasileira.  Seus grãos são característicos do grupo carioca, com fundo bege claro, listra marrom e de tamanho grande. O tempo de cozimento médio é de 19 minutos, com teor de proteína em torno de 21,5% e massa média de mil grãos de 254 gramas.

“Com relação às doenças, possui reação de moderada tolerância tanto para mancha angular como para antracnose e reação intermediária à bacteriose”, explica  Sydney. O SCS207 Querência completa o grupo de quatro cultivares de feijão com indicações de cultivo e disponibilizadas pela Epagri, sendo duas do grupo preto e duas do grupo carioca. Suas sementes serão comercializadas a partir desta safra e os produtores poderão adquiri-las no próximo ciclo de cultivo diretamente com a Epagri/Cepaf em Chapecó.

Itaipu Rural Show

A Itaipu Rural Show é uma exposição segmentada no agronegócio, cuja edição de 2024 acontece de 14 a 17 de feveiro. São mais de 20 hectares de área própria e mais de 50 mil visitantes por edição. O evento é realizado durante quatro dias do mês de fevereiro em cada ano e conta com aproximadamente 300 empresas expositoras de tendências e conhecimento do agronegócio para o empresário rural. A exposição é considerada um show de tecnologias e boas práticas de campo, trazendo informações que promovem maior eficiência na atividade do agronegócio na região Sul do país.

Serviço:

O que: Inauguração da unidade didática do silo secador com ar natural e lançamento do cultivar de feijão SCS207 Querência

Quando: quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Horário: 8h30min

Local: estande da Epagri instalado no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, KM 580 – BR-282, Município de Pinhalzinho

Mais informações e entrevistas:

Paulo Cesar Menoncini, extensionista rural da Epagri em São Carlos, fone/WhatsApp: (49) 3462-4083

Sydney Kavalco, pesquisador da Epagri/Cepaf, fone: (49) 2049-7527

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação/Epagri. Fones: (48) 3665-5407/99167-3902

Confira uma reportagem sobre armazenagem e secagem de grãos em uma propriedade de São Carlos que cria suínos e utiliza milho como base da alimentação animal.

Conheça também os cultivares de feijão lançados pela Epagri que se destacam pelo sabor, resistência e produtividade.

Pular para o conteúdo