Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri capacita produtores de Curitibanos para produção de espumantes

O município de Curitibanos está localizado na região abrangida pela Indicação Geográfica Vinhos de Altitude de SC. Para fomentar essa cadeia produtiva, a Epagri vem realizando uma série de ações, entre elas a promoção de uma oficina sobre produção de espumantes para os produtores  do município. 

Produtores de Curitibanos conheceram métodos Ancestral e Asti de produção de espumantes (foto: Divulgação / Epagri)

O curso aconteceu na Estação Experimental da Epagri em Videira (EEV) no dia 14 de fevereiro. O conteúdo foi ministrado pelo pesquisador Vinicius Cagliari e os técnicos Gabriel Dalmolin e Jeferson Dantas.

Através da cooperativa local, produtores de Curitibanos enviaram uvas para vinificação na EEV. Fabio Granemann, extensionista da Epagri no município, conta que a Empresa aproveitou a ocasião para apresentar aos agricultores o processo, para que no futuro essa produção seja feita no próprio município.  

Com as uvas Niágara serão elaborados espumantes pelo método Ancestral. Já as uvas Moscatel serão beneficiadas pelo método Asti. Ao final do processo serão produzidas 850 garrafas de espumante ancestral de Niágara demi-sec e 650 garrafas de moscatel com uvas Poloski. 

O projeto de incentivo à produção de uva do município de Curitibanos iniciou em 2013, quando a prefeitura local passou a disponibilizar mudas de videira para os agricultores interessados. Desde lá, a Epagri vem  dando apoio técnico aos produtores. 

A intenção tanto da Epagri quanto da prefeitura é tornar a cadeia produtiva das bebidas de uva uma alternativa de incremento à economia local. Além de agregar valor, a ação conjunta também busca regionalizar os produtos de Curitibanos. 

Pular para o conteúdo