Reunião técnica orienta para produção de vinhos e espumantes na região de Curitibanos

A Epagri, em parceria com outras instituições, está preparando produtores rurais da região de Curitibanos para produzir vinhos e espumantes. No dia 15 de fevereiro, 28 pessoas se reuniram no mercado público de Curitibanos para uma reunião técnica sobre o tema. A região está incluída na Identificação Geográfica (IG) Vinhos de Altitude de Santa Catarina, conquistada em junho de 2021.

Após as palestras houve degustação de vinhos e espumantes produzidos na região

Os técnicos, produtores e outros interessados presentes na reunião técnica puderam conhecer mais sobre a IG, em palestra proferida por Vinicius Caliari, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Videira. Leocir José Welter, professor da Universidade Federal de SC (UFSC) apresentou as diferenças entre as variedades de frutas. Por fim, o pesquisador André Kulkamp de Souza, também da Estação Experimental da Epagri em Videira, relatou aos presentes os resultados das pesquisas da unidade na área de vitivinicultura.

As palestras tiveram como foco os resultados já alcançados nas pesquisas da Epagri sobre as uvas Piwi. O termo alemão caracteriza um grupo de variedades de uvas obtidas nos últimos anos via melhoramento genético, oriundas de cruzamentos de variedades viníferas com espécies selvagens. O objetivo é reunir numa só planta a qualidade e a resistência às doenças, permitindo a produção de vinhos finos com menos custos e impactos ambientais reduzidos.

Continuidade

Após as palestras, os participantes degustaram vinhos e espumantes produzidos com as uvas cultivadas em Curitibanos e que estão nos projetos de pesquisa da Epagri. São variedades que estão tendo seu potencial avaliado para cultivo na região.

“Esse evento é uma continuidade do projeto de incentivo à produção de uva do município de Curitibanos que iniciou em 2013, através da disponibilização de mudas de videira pela prefeitura e apoio técnico da Epagri, com o objetivo de incentivar os produtores locais e tornar a cultura uma alternativa de incremento a economia local”, explica Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri no município.

Reunião técnica teve presença de 28 pessoas

O evento do dia 15 de fevereiro foi realizado numa parceria entre a Epagri, UFSC, Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), prefeitura de Curitibanos, Coper Planalto Sul e Associação dos Produtores de Uva de Curitibanos (Apruvac).