Empresas e instituições de Joaçaba têm até 3 de março para se inscrever no edital de inovação aberta Agrotech

Empresas, startups ou instituições com endereço fiscal no município de Joaçaba têm até o dia 3 de março para inscrever propostas no edital de inovação aberta Agrotech para as cadeias produtivas de pecuária, grãos, fruticultura e vitivinicultura.

O edital, assinado em 16 de dezembro, é uma parceria entre a Epagri, prefeitura de Joaçaba e Polo Inovale de Joaçaba, que faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação. O objetivo é fomentar tecnologias acessíveis e inovadoras para famílias rurais catarinenses, dentro das cadeias produtivas citadas.

As propostas apresentadas devem contemplar tecnologias dentro de quatros temas: bovinocultura de leite à pasto; produção de grãos (milho, soja, feijão e cereais de inverno); vitivinicultura; fruticultura de clima temperado (produção de frutas de caroço).

Os resultados do edital serão publicados no dia 24 de março. Serão selecionados quatro projetos, que receberão R$ 20 mil cada, para desenvolver a inovação proposta dentro de dois anos. Os projetos contarão com mentorias e acompanhamento de profissionais das unidades de pesquisa e extensão da Epagri em Campos Novos e Videira.

Os recursos são provenientes da prefeitura de Joaçaba. A seleção, gestão e acompanhamento dos projetos será feita pelo Polo Inovale. Caberá à Epagri validar os projetos em campo.

“Com esta iniciativa, as entidades envolvidas pretendem incentivar a inovação e o empreendedorismo voltados para o setor agro na região, além de desenvolver tecnologias que sejam acessíveis e melhorem a qualidade de vida e a competitividade dos setores”, esclarece a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

Maykol Ouriques, coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e membro do colegiado de Inovação da Epagri, está satisfeito com o plano de trabalho do convênio. “Este edital marca o início das ações de fomento à inovação aberta entre as instituições, por um período de dois anos, com foco no desenvolvimento de soluções voltadas para o setor agro”, relata.

Clique aqui para acessar o edital e seu anexo.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição no edital.

Maykol Ouriques, extensionista da Epagri (maykolouriques@epagri.sc.gov.br)
Polo Inovale (contato@poloinovale.com.br / (49) 3521-0692)

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista