Mais de 90 produtores do Planalto Serrano Catarinense se reuniram na prioridade rural de Ana Paula e Jair Wodzik, em Bom Retiro, para conhecer a experiência da família com as pastagens perenes de verão. O evento foi no dia 20 de setembro, promovido pelo escritório local da Epagri em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com apoio da Cresol.
A propriedade tem três hectares, que estão divididos em 15 piquetes e onde a família mantém em média dez vacas da raça Jersey na sala de ordenha e mais oito novilhas prenhes. O evento contou com quatro estações focadas nas principais espécies forrageiras cultivadas no local: tifton, tangola, kurumi e estrela africana. No local, sob coordenação do o extensionista rural da Epagri de Bom Retiro, José Kauling Sobrinho, foram apresentadas informações sobre a implantação e o manejo dessas espécies e as vantagens no sistema produtivo.
As quatro estações do dia de campo foram conduzidas pelo líder do Projeto de Pecuária na região, extensionista rural Newton da Costa Borges Junior, juntamente com os extensionistas rurais Clayrton Acáccio Cruz da Silveira, Paulo Rogério de Mattos Soldi e José Kauling Sobrinho.
“A dinâmica aplicada otimizou a divulgação do conhecimento e a troca de experiências, o interesse, a atenção, o fluxo do tempo e o convívio social. A efusiva participação e os depoimentos comprovam que o cultivo das pastagens perenes de verão está escrevendo uma nova realidade na região”, comemora o extensionsita.
Participaram agricultores, alunos e professores do curso Técnico em Agropecuária da Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes, e técnicos da Epagri e da iniciativa privada.
Confira dicas da Epagri para produzir mudas de pastagens perenes de verão.