Dois projetos de pesquisa aprovados na Chamada Pública Fapesc nº 44/2025, desenvolvidos na Estação Experimental da Epagri em Videira, estão com processo seletivo aberto para oito bolsas destinadas a profissionais de nível superior e uma para nível médio. As inscrições devem ser realizadas entre 11 e 16 de dezembro de 2025, por e-mail, conforme o projeto ao qual o candidato desejar concorrer. As bolsas têm valores mensais de R$5.200,00 para nível superior e R$1.950,00 para nível médio.

As vagas de nível superior são para agronomia, engenharia civil, engenharia e tecnologia de alimentos, enologia e viticultura e exigem, no mínimo, seis anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Já a de nível médio é destinada a candidatos com formação técnica em agropecuária, alimentos ou laboratório.
O projeto “Integração de ações de pesquisa e inovação na fruticultura de clima temperado e apicultura em Santa Catarina”, coordenado pelo pesquisador Rafael Ricardo Cantú, abre seis bolsas de nível superior nas áreas de fitotecnia, solos e nutrição de plantas, fitossanidade, engenharia civil aplicada à infraestrutura de pesquisa, apicultura e melhoramento genético vegetal. As inscrições para este projeto devem ser enviadas para rrcantu@epagri.sc.gov.br.
O projeto “Desempenho agronômico e enológico de variedades viníferas resistentes a doenças (PIWI) em Santa Catarina”, coordenado pelo pesquisador André Luiz Kulkamp de Souza, oferece duas bolsas de nível superior nas áreas de viticultura e enologia, além de uma bolsa de nível médio para atuação em laboratório. Para essas vagas, as inscrições devem ser encaminhadas ao e-mail andresouza@epagri.sc.gov.br.
O processo seletivo inclui avaliação de admissibilidade e mérito entre os dias 17 e 19 de dezembro, seguida de entrevistas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2026. O resultado preliminar será comunicado aos candidatos em 9 de janeiro, com prazo para recursos no dia 12. O resultado final está previsto para 13 de janeiro, quando inicia também o processo de celebração do termo de compromisso da bolsa junto à Fapesc.
A documentação deve ser enviada em formato PDF e inclui identificação, comprovante de residência em Santa Catarina, diplomas, comprovantes de experiência e currículo – sendo exigido currículo Lattes para as vagas de nível superior. Todas as informações, exigências e responsabilidades dos bolsistas constam no arquivo PDF em anexo, disponibilizado pela Estação Experimental de Videira, que também oferece canais de contato para esclarecimentos.
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99161-6596