Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Projeto desenvolvido por Epagri, Consórcio Iberê e Sicoob conquista Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade

O projeto Oficinas de Bonsai e Educação Ambiental, conduzido em parceria entre Epagri, Consórcio Iberê e Sicoob Maxicrédito, conquistou o terceiro lugar na categoria Grandes Empresas, da quarta edição do prêmio ACIC/Unochapecó de sustentabilidade. A premiação é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e visa reconhecer práticas de sustentabilidade adotadas por empresas e outras entidades ligadas à ACIC, que apliquem soluções concretas voltadas para a responsabilidade socioambiental.

Pesquisador da Epagri/Cepaf, Rafael Sabião, participa do projeto que promove educação ambiental em municípios do Oeste de Santa Catarina (Fotos: Divulgação / Epagri)

A solenidade, realizada no dia 30 de julho, na Unochapecó, reconheceu práticas que articulam inovação, responsabilidade ambiental e compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação reconhece iniciativas realizadas por empresas e entidades que se enquadrem nas seguintes categorias: entidades sem fins lucrativos, startups, micro, pequenas, médias e grandes empresas. A Nilo Tozzo Distribuidora Ltda. foi a vencedora na mesma categoria do projeto Bonsai, com o programa de gestão de resíduos sólidos que obteve a certificação Lixo Zero.

O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, e o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, destacaram a importância da sustentabilidade aliada ao desenvolvimento. Rebelatto salientou que “por meio dessa iniciativa conseguimos chamar a atenção das empresas e dos nossos associados para pautas relevantes. É preciso que exista uma real preocupação com a sustentabilidade da nossa comunidade e do planeta. Esse cuidado não precisa ser um entrave ao desenvolvimento”. Na opinião de Claudio Alcides Jacoski “trata-se de uma iniciativa que estabelece uma conexão direta entre a instituição de ensino e as empresas, com foco na sustentabilidade, algo realmente muito importante”, diz.

Equipe do projeto Oficinas de Bonsai e Educação Ambiental comemora reconhecimento

A iniciativa também fortalece a imagem das empresas e instituições que se destacam em suas ações sustentáveis, demonstrando comprometimento com o futuro da região. Na 5ª edição, que ocorrerá em 2026, será publicado um e-book com informações sobre cada um dos projetos premiados.

Projeto Oficinas de Bonsai e Educação Ambiental

As atividades são desenvolvidas desde 2022, em escolas, comunidades, associações e centros de convivência de municípios que compõem o Consórcio Iberê no Oeste de Santa Catarina. Em 2024 as ações foram realizadas nas cidades de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos. Participaram do projeto mais de 1.400 pessoas que aprenderam um pouco mais sobre o cultivo de plantas frutíferas nativas e a importância da preservação ambiental através da técnica do bonsai. Entre os meses de março a junho de 2025 foram realizadas 10 oficinas que contaram com a participação de estudantes, professores, funcionários municipais e parceiros do projeto.

O objetivo é incentivar a educação ambiental através do cultivo de árvores em miniatura de forma multidisciplinar e lúdica, discutindo também os problemas enfrentados pela comunidade. Nos encontros são ensinadas técnicas de poda controlada, além de conceitos de equilíbrio natural e conservação ambiental conectando o cuidado do bonsai com a realidade local. As oficinas são utilizadas também para capacitar os professores, oferecendo subsídios teóricos e práticos que os habilitem a abordar questões socioambientais junto aos seus alunos.

As representantes do Sicoob Maxicrédito, Kari Spada e Josiane da Silva receberam o Prêmio de Sustentabilidade pelo projeto Oficinas de Bonsai e Educação Ambiental.

O projeto de oficinas de bonsai é conduzido por Rafael Sabião, pesquisador em Fruticultura da Epagri/Cepaf, com atuação conjunta das técnicas do Consórcio Iberê: a engenheira-agrônoma Geciane Jordani e a bióloga Kellen Cassaro. A iniciativa conta ainda com o suporte estratégico de Josiane Aline da Silva, analista de investimento social e estratégico, e de Kari Rubia Spada, gerente de cidadania e sustentabilidade do Sicoob Maxicrédito, que representaram a equipe do projeto durante a premiação.  

Na quinta-feira, dia 14 de agosto, a equipe do projeto se reuniu para celebrar a conquista e discutir parcerias futuras a curto e médio prazo. Novos projetos foram apresentados e aprovados na reunião em que foram debatidas diversas ideias de colaboração entre as instituições.

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Ir para o conteúdo