Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Pesquisadores da Epagri divulgam produção científica em programa de rádio de Chapecó

Promover o conhecimento e aproximar a comunidade das pesquisas, inovações e ações de extensão rural que contribuem para o crescimento sustentável da produção agrícola de Santa Catarina. Esse foi o objetivo da participação dos pesquisadores da Epagri no programa Sala de Debates, da rádio Condá, de Chapecó.

Os pesquisadores da Epagri compartilharam com os ouvintes da rádio Condá um pouco das inovações em pesquisa desenvolvidas em SC e, em especial, em Chapecó (Foto: Karin Helena Antunes de Moraes / Epagri)

O programa, conduzido pela jornalista Raquel Lang, recebeu os pesquisadores do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), Leandro do Prado Wildner, Rafael Sabião, além do gerente da unidade, Vagner Portes. O encontro contou também com a participação de Alexandre Visconti, da estação Estação Experimental da Epagri em Itajaí, e do diretor de pesquisa da Epagri, Reney Dorow.

Na oportunidade, eles puderam falar um pouco sobre a atuação da Epagri no Estado em áreas como fruticultura, plantas de cobertura, bioinsumos e pecuária leiteira. A ideia foi promover um diálogo entre diferentes setores de atuação para que os ouvintes pudessem conhecer um pouco mais sobre a diversidade do trabalho da Epagri. Segundo o Balanço Social de 2024, a cada R$1 investido, a Epagri retornou R$9,77 em benefícios e inovações para a sociedade catarinense. 

O diretor de pesquisa, Reney Dorow, afirmou que “todos os estados brasileiros que possuem empresas de pesquisa bem estruturadas, como a Epagri, possuem índices de desenvolvimento muito superiores à média nacional”. Santa Catarina figura entre os dez maiores produtores e exportadores do agronegócio brasileiro. 

50 anos de pesquisa agropecuária em SC

Reney salientou ainda que “este ano, a Epagri completa 50 anos de pesquisa agropecuária em Santa Catarina, e, ao longo desse processo, nós desenvolvemos dezenas de tecnologias das mais promissoras possíveis. Na nossa unidade de Chapecó, desenvolvemos tecnologias altamente sustentáveis que contribuem para o sucesso do agronegócio catarinense”. 

Além de discutir temas como agricultura sustentável e alternativas ao uso de produtos químicos na produção de alimentos, os pesquisadores também realizaram um convite para que agricultores, estudantes e comunidade em geral participem do Tec Agro 2025, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, nos pavilhões da Efapi, em Chapecó.

O programa Sala de Debate pode ser ouvido na íntegra aqui

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri: (48) 3665-5407/99161-6596

Ir para o conteúdo