Atenção leitor: no sábado, 20/9, o site da Epagri estará em manutenção, portanto com navegação indisponível.
Pela décima vez, agricultores de Frei Rogério, Fraiburgo e Curitibanos se reuniram para a oficina de troca de sementes crioulas organizada pelo escritório Municipal da Epagri em Frei Rogério. O evento reuniu 46 produtores rurais dos três municípios, no dia 27 de agosto, no pavilhão da comunidade do Lote 14.

Variedades crioulas são plantas conservadas que foram obtidas através de seleção e cruzamento natural realizada pelos agricultores ao longo de muitas gerações. Esse processo é obtido pela prática de armazenar as melhores sementes da lavoura para o ano seguinte, quando são selecionados apenas os tipos com determinadas características desejáveis, gerando um melhoramento natural.
“O objetivo da 10ª oficina de troca de sementes crioulas é valorizar as famílias agricultoras que desde os tempos mais remotos têm conservado, selecionado e melhorado suas sementes para semeadura, inclusive realizando trocas com outros grupos, num processo de partilha que lhes permitiam aumentar a diversidade genética à sua disposição”, explica Adriana Francisco, extensionista rural da Epagri em Frei Rogério. Ela alerta que a diversidade genética das variedades vem sendo perdida, com muitas se extinguindo.
Na oficina foram compartilhadas diversas variedades de sementes de milho, feijão, pipoca, vassoura, abóboras, batata-doce, mandioca, plantas suculentas, ginko biloba, entre outras. Pela primeira vez foram oferecidas mudas de pitaia pelo campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Guardiões de sementes
A programação teve ainda apresentação dos agricultores chamados de guardiões de sementes. Eles contaram sua história e destacam o papel dos guardiões na manutenção da diversidade das sementes e na sua multiplicação. “As sementes são nossa maior riqueza e, por isso, nós da Epagri, temos orgulho de termos agricultores guardiões de sementes em nosso município” conclui o extensionista social em Frei Rogério, Élcio Pedrão. Ao final da oficina, os participantes fizeram a partilha de alimentos.

“Quando um povo tem o direito de definir o que vai produzir, como vai produzir, como vai consumir e como vai manter e proteger sua alimentação, isso se chama soberania alimentar. Um povo que não produz sua própria comida é um povo escravo, pois depende de outros povos para se alimentar”, comenta Adriana Francisco.
A oficina foi realizada com apoio da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente de Frei Rogério, UFSC, Cresol, Sicoob e lideranças municipais.
Projeto premiado
O Projeto da Epagri para preservação de sementes crioulas, desenvolvido em 19 municípios do Meio-Oeste catarinense, sob a coordenação de Adriana Francisco e Élcio Pedrão, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23 na categoria Agricultura. O projeto Guardiões de Sementes vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, em parceria com os agricultores Gérson Mauro Fertig e Diodato Neves Tessaro Delfes. A equipe promove reuniões, encontros, oficinas e palestras com objetivo de conscientizar e motivar estudantes, professores e agricultores a multiplicarem e seguirem trocando sementes crioulas.
Conheça os guardiões de sementes na reportagem da TV da Epagri: