Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Oficina da Epagri incentiva troca de sementes crioulas na região de Curitibanos

Atenção leitor: no sábado, 20/9, o site da Epagri estará em manutenção, portanto com navegação indisponível.

Pela décima vez, agricultores de Frei Rogério, Fraiburgo e Curitibanos se reuniram para a oficina de troca de sementes crioulas organizada pelo escritório Municipal da Epagri em Frei Rogério. O evento reuniu 46 produtores rurais dos três municípios, no dia 27 de agosto, no pavilhão da comunidade do Lote 14.

Oficina reuniu 46 agricultores em Frei Rogério (Foto: Divulgação Epagri)

Variedades crioulas são plantas conservadas que foram obtidas através de seleção e cruzamento natural realizada pelos agricultores ao longo de muitas gerações. Esse processo é obtido pela prática de armazenar as melhores sementes da lavoura para o ano seguinte, quando são selecionados apenas os tipos com determinadas características desejáveis, gerando um melhoramento natural.

“O objetivo da 10ª oficina de troca de sementes crioulas é valorizar as famílias agricultoras que desde os tempos mais remotos têm conservado, selecionado e melhorado suas sementes para semeadura, inclusive realizando trocas com outros grupos, num processo de partilha que lhes permitiam aumentar a diversidade genética à sua disposição”, explica Adriana Francisco, extensionista rural da Epagri em Frei Rogério. Ela alerta que a diversidade genética das variedades vem sendo perdida, com muitas se extinguindo. 

Na oficina foram compartilhadas diversas variedades de sementes de milho, feijão, pipoca, vassoura, abóboras, batata-doce, mandioca, plantas suculentas, ginko biloba, entre outras. Pela primeira vez foram oferecidas mudas de pitaia pelo campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Guardiões de sementes 

A programação teve ainda apresentação dos agricultores chamados de guardiões de sementes. Eles contaram sua história e destacam o papel dos guardiões na manutenção da diversidade das sementes e na sua multiplicação. “As sementes são nossa maior riqueza e, por isso, nós da Epagri, temos orgulho de termos agricultores guardiões de sementes em nosso município” conclui o extensionista social em Frei Rogério, Élcio Pedrão. Ao final da oficina, os participantes fizeram a partilha de alimentos.

Variedades crioulas são plantas obtidas através de seleção e cruzamento natural realizada pelos agricultores ao longo de muitas gerações (Foto: Aires Mariga / Epagri)

“Quando um povo tem o direito de definir o que vai produzir, como vai produzir, como vai consumir e como vai manter e proteger sua alimentação, isso se chama soberania alimentar. Um povo que não produz sua própria comida é um povo escravo, pois depende de outros povos para se alimentar”, comenta Adriana Francisco.

A oficina foi realizada com apoio da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente de Frei Rogério, UFSC, Cresol, Sicoob e lideranças municipais.  

Projeto premiado

O Projeto da Epagri para preservação de sementes crioulas, desenvolvido em 19 municípios do Meio-Oeste catarinense, sob a coordenação de Adriana Francisco e Élcio Pedrão, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23 na categoria Agricultura. O projeto Guardiões de Sementes vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, em parceria com os agricultores Gérson Mauro Fertig e Diodato Neves Tessaro Delfes. A equipe promove reuniões, encontros, oficinas e palestras com objetivo de conscientizar e motivar estudantes, professores e agricultores a multiplicarem e seguirem trocando sementes crioulas.

Conheça os guardiões de sementes na reportagem da TV da Epagri:

Ir para o conteúdo