Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Livro resgata receitas e memórias de famílias de Bom Jesus do Oeste

  • Receitas

Alimento para o corpo e para a alma, as receitas familiares atravessam gerações, carregando sabores, memórias e afetos. Algumas, cruzaram o oceano com os imigrantes, e aqui se adaptaram, mesclando novos componentes e temperos. Desde a colheita ou seleção dos ingredientes, passando pelo toque especial da comida, preparada para uma data especial, ao caderno de receitas, que passa de mãe para filha, as memórias familiares se reúnem à mesa.

Entretanto, nos dias atuais, com a alta demanda de alimentos ultraprocessados e a correria do dia a dia, existe cada vez menos tempo para as comidas afetivas. Pensando no grande valor simbólico e na importância da culinária para a preservação da memória familiar e comunitária, a Epagri, em parceria com a prefeitura de Bom Jesus do Oeste e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), lançou o livro Receitas que contam Histórias. 

Livro está sendo distribuído gratuitamente para famílias agricultoras do município

Foram impressos mil exemplares da obra, que está sendo distribuída gratuitamente para as famílias agricultoras do município. Moradores de Bom Jesus do Oeste que desejarem obter um exemplar do livro mas não forem agricultores familiares podem solicitar um diretamente no escritório municipal da Epagri, que fica na  avenida Nossa Senhora de Fátima,120, Centro.

A publicação reúne receitas de famílias de Bom Jesus do Oeste, que integram o projeto Resgatando sabores e saberes da arte culinária. A ação visa resgatar hábitos e costumes gastronômicos do município, que se destaca pela produção agropecuária, proveniente, sobretudo, da agricultura familiar. 

Foram realizados 32 encontros que reuniram 16 grupos de mulheres residentes nas áreas rurais e urbanas de Bom Jesus do Oeste. As atividades fortaleceram a importância do resgate de receitas tradicionais elaboradas sem corantes ou conservantes. Ao longo do processo, foi realizada a I Mostra do projeto Resgatando sabores e saberes da arte culinária, onde foram apresentadas e selecionadas as receitas que integrariam a publicação.

O livro apresenta receitas de pratos doces, salgados, pães, bolos, bolachas e cucas, que além de difundir os saberes, também valorizam as memórias familiares. Além da lista de ingredientes e do modo de preparo, o leitor também pode se conectar com a memória afetiva das participantes. 

Confira uma das receitas ensinadas na publicação. 

Pão Russo ou Pão de Bafo, de Nelda Krebs

Ingredientes da massa

4 xícaras de farinhas de trigo
1 colher (chá) sal 
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) fermento
½ xícara de óleo
1 ovo

Demais Ingredientes

1 xícara de repolho picado
1 xícara de batata ralada
3 xícaras de água
Sal
Costelinha suína frita

Modo de preparo

Amassar a massa do pão, sovar à mão e modelar no formato de pãezinhos. Unte uma panela grande e coloque os pãezinhos, um ao lado do outro, deixe dobrar de volume. Acrescentar o repolho, a batata e o sal a gosto. Adicionar a água, tampar a panela e pôr para cozinhar (abafar) por 30 minutos sem abrir a tampa, a tampa deve fechar bem a panela para evitar a saída do vapor, caso não vede bem, coloque um pano ao redor da tampa. Quando estiver pronto, coloque em uma travessa e por cima, coloque a costelinha suína frita (essa é a receita original). Caso não queira colocar as costelinhas, pode utilizar almôndegas ao molho ou molho de frango. 

História da receita

Conheço essa receita desde os 5 anos, quando minha avó fazia aos domingos e servia junto com uma sobremesa de passas de pêssego. Segundo minha mãe, essa receita foi trazida da Rússia pelos meus bisavós. 

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Confira nos vídeos as receitas de pão russo, cuca alemã, pavê de nozes e torta salgada, que integram o livro.

Ir para o conteúdo