Vindima do Contestado celebra abertura da colheita da uva na região de Curitibanos

Mais de 450 pessoas compareceram à Vindima do Contestado 2024, cerimônia que marcou a abertura da colheita de uva em Curitibanos e região. O evento aconteceu no dia 3 de fevereiro, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, em Curitibanos.

vindima do contestado
Em seu primeiro ano, a Vindima do Contestado recebeu mais de 450 pessoas (Fotos: Augusto Marques)

Este foi o primeiro ano do evento, organizado pela Cooperativa dos Fruticultores de Curitibanos e Região. A instituição, fundada em outubro de 2023, tem o objetivo de organizar os produtores e apoiar a legalização das atividades frente ao Ministério da Agricultura. “A Vindima, que teve apoio da Epagri, busca divulgar a cooperativa, incentivar o plantio de uvas, aumentar a produção, valorizar e divulgar os produtos da região, estimular o consumo desses produtos de alta qualidade, mas, principalmente, promover a interação entre os agricultores, consumidores e clientes”, detalha Fábio Granemann, extensionista da Epagri em Curitibanos.

Fábio explica que desde 2013 a prefeitura de Curitibanos vem incentivando a produção de uva no município, com a distribuição de mudas. A Epagri vem apoiando por meio de assistência técnica aos produtores.

Os cinco integrantes da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) devem produzir 280 toneladas de uva na safra 2023/24. São 65 famílias envolvidas na produção, espalhada por 46 hectares da região. De acordo com o extensionista da Epagri, 15 dessas famílias estão produzindo bebidas. A expectativa é engarrafar 15 mil litros de vinho e cerca de 1,5 mil litros de espumante na safra atual.

A produção de uva dos últimos anos foi destinada para consumo in natura, vendas diretas na propriedade, vendas para indústria, produção de suco, vinho colonial, vinhos finos e espumante. As principais variedades plantadas na região são Bordô, Niágara Branca e Niágara Rosa.

Região deve produzir 1,5 mil litros de espumante na safra 2023/24

Indicação Geográfica contribui para expansão da produção

“A produção cresce a cada ano, em função do desenvolvimento dos parreirais e aumento de área”, comemora o técnico da Epagri. Ele lembra que um dos fatores que contribuíram para essa expansão foi a inclusão de Curitibanos na Indicação Geográfica (IG) Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

A programação da Vindima teve cerimônia de abertura, apresentação cultural italiana com o Grupo Incanto Giovani, de Arroio Trinta, pisa da uva, jantar com comidas típicas italianas e baile com a banda Stella di Pietra para finalizar. Durante o jantar foram servidos vinhos produzidos na região doados pelas vinícolas Uvas Tagliari, Uvas Fontana Maciel, Vinhos Sérgio Sulzbach, Vinhos Casa Bea e pelos produtores Felipe Granemann Junior e Dorneli Luiz Serena.

vindima do contestado
A pisa da uva fez parte da programação da Vindima do Contestado

Além da Epagri, apoiaram o evento a prefeitura de Curitibanos, Amurc, Associação dos Produtores de Uva de Curitibanos (Apruvac), Bill Eventos, Cresol Centro Serra, Na Palha Comércio e Representações e o Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho do Campus Curitibanos da UFSC (Neuvin).