Seminário da Epagri discute desafios climáticos na produção de bananas em SC

Os desafios climáticos na produção de bananas foi o tema discutido na sexta edição do Seminário de Bananicultura, realizado na Estação Experimental da Epagri em Itajaí no dia 29 de novembro. O evento teve a presença de 128 pessoas, entre produtores e técnicos, principalmente das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

Participaram 128 pessoas, entre técnicos e produtores (Foto: Divulgação / Epagri)

“O tema do Seminário é bastante oportuno, frente às instabilidades que temos enfrentado nos últimos tempos”, relata Bruno Krauss Salvador, extensionista da Epagri em Luiz Alves e um dos organizadores do evento.

O Seminário começou com palestras sobre a climatologia de Santa Catarina e sobre a ecofisiologia da bananeira, situando os participantes em relação ao clima catarinense e sua adaptabilidade à bananicultura. Na sequência, foram abordadas medidas de enfrentamento aos eventos climáticos extremos, “principalmente acerca de políticas públicas disponíveis ao agricultor, com foco no seguro agrícola, além de boas práticas de cultivo que possam amenizar os efeitos”, descreve Bruno. Ao final foi realizado um debate que gerou encaminhamentos, com medidas sugeridas para fortalecer o setor.

Envolvimento de 4 mil famílias

A bananicultura é uma das principais atividades agropecuárias de Santa Catarina, se adapta muito bem ao relevo e estrutura fundiária do Estado. São mais de 29 mil hectares cultivados, com o envolvimento direto de mais de 4 mil famílias.

“Em se tratando de fruticultura, é a atividade com maior área cultivada e a que mais envolve famílias, sendo a segunda em termos de Valor Bruto da Produção” , enumera o extensionista. Segundo ele, a importância econômica e social da atividade e o constante enfrentamento de eventos climáticos extremos motivaram a participação do público no evento, que superou a expectativa em número de participantes .