SC dá início à safra nacional da maçã com expectativa de colher cerca de 500 mil toneladas da fruta

Está oficialmente aberta a safra nacional da maçã em 2024 e São Joaquim, na Serra Catarinense, foi palco de um evento que marcou o início da colheita da fruta no País. Maior produtor de maçãs do Brasil, Santa Catarina espera colher este ano cerca de 500 mil toneladas, de acordo com a Epagri/Cepa. Neste sábado, 24, a governadora em exercício, Marilisa Boehm, acompanhou a colheita simbólica da fruta nos pomares experimentais da Epagri e destacou que o Estado é um parceiro da agricultura familiar que produz com excelência, não só para o Brasil, mas para o mundo.

Estado é o maior produtor de maçãs do Brasil (Foto: Ricardo Trida/Secom)

“Os produtores da Serra Catarinense são um exemplo disso com a maçã da mais alta qualidade e produzida com condições geográficas e de clima únicas. O Estado vai continuar apoiando nosso agricultor familiar que é peça fundamental na economia e no PIB do Estado. Além da maçã, aqui temos vinícolas ótimas, o frio que atrai turistas todos os invernos. Características que, sob o olhar do governador Jorginho Mello, agora são valorizadas e destacadas na Estação Inverno, ampliando as oportunidades para o Estado em diferentes épocas do ano”, destaca Marilisa Boehm.

O evento, que aconteceu na Estação Experimental da Epagri e no Parque Nacional da Maçã, contou com a presença de produtores da região, parlamentares e convidados.

Produção e fonte de renda

No Brasil são produzidas aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de maçã por ano, basicamente em cinco estados. Segundo o IBGE, Santa Catarina lidera este ranking seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O produtor de São Joaquim Valdir Marafigo trocou a produção de batatas pelo pomar de maçã (Foto: Ricardo Trida/Secom)

Em São Joaquim e região, são cerca de 2,6 mil agricultores familiares atuam na produção de maçãs em 14 mil hectares de área plantada. No interior do município, o produtor Valdir Marafigo trocou a produção de batatas pelo pomar de maçã.

“Meus parentes foram trocando para a maçã e aí a gente viu que a fruta tem mais futuro. Faz oito anos que a gente faz a plantação em dois hectares aqui da minha propriedade. A coisa melhorou muito pra nós porque o serviço é mais tranquilo. Toda nossa renda sai daqui e agora não vamos mais sair da produção de maçã”, conta o agricultor.

Maçã Fuji da região de São Joaquim

Em 2021, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, em Santa Catarina, conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO),  concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A qualidade da fruta produzida na região é reconhecida devido às características exclusivas e essencialmente ligadas ao meio geográfico, incluindo os fatores naturais e humanos, e o processo de produção desenvolvido há mais de cinco décadas. A maçã Fuji produzida na região fria do Brasil se destaca pelo sabor, beleza e qualidade.

O secretário Colatto e o presidente Dirceu acompanharam a governadora em exercício na colheita simbólica da fruta nos pomares experimentais da Epagri (Foto: Ricardo Trida/Secom)

A conquista de Indicação Geográfica destaca que a maçã Fuji produzida na região de São Joaquim é diferenciada das outras produzidas no País, valorizando sua história e características. Por meio do selo, aa fruta tem mais potencial de agregar valor econômico e conquistar novos mercados. O registro da IG é dado aos produtos que apresentam uma qualidade única e características do seu local de origem.

Inauguração na Epagri

Durante o evento de abertura da safra nacional de maçã em São Joaquim aconteceu também a inauguração da pavimentação de acesso às unidades da Epagri no município. Foram construídos 2.367 m² de asfalto no local, com investimentos do Estado na ordem de R$ 344,9 mil.

No dia 24 aconteceu também a inauguração da pavimentação de acesso às unidades da Epagri em São Joaquim (Foto: Ricardo Trida/Secom)

“Hoje estamos na Serra para inaugurar uma obra que é um pleito antigo e que mostra a presença e a preocupação do Governo de Santa Catarina com a pesquisa rural e com os produtores da região. Além disso estamos abrindo oficialmente a colheita nacional da maçã aqui em São Joaquim que é referência na produção de maçã. Estamos muito orgulhosos e felizes com esse momento”, destacou o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, ressalta que o Estado promove diferentes ações de governo para ajudar as famílias do campo. “Foi uma determinação do nosso governador em apoiar cada vez mais nossos agricultores. Estamos começando a colheita da maçã e celebrando essa grande conquista que coloca nosso Estado como pioneiro na produção da fruta”, reforça Colatto.

Com informações de Osvaldo Sagaz / Secom